Sábado é dia de vacinar crianças a adolescentes em Venâncio Aires

Olá Jornal
agosto19/ 2022

Neste sábado, 20, entre 8 horas e 16 horas, os postos de saúde de Venâncio Aires estarão abertos para aplicação de doses da vacina contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e também de atualização das demais doses para adolescentes menores de 15 anos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, as equipes de saúde estarão divididas nos pontos de imunização para fazer as aplicações. Os cartões de vacinação e do SUS, são documentos necessários na hora de receber a vacina.

A campanha nacional de vacinação iniciou no último dia 8 e vai até 9 de setembro, de segundas a sextas-feiras nas unidades de saúde com sala de vacinação. Já o Dia D é tradicional acontecer em sábado para possibilitar horários flexíveis às famílias. Neste ano, o sábado escolhido é o 20 de agosto e em Venâncio Aires, além das unidades de saúde, as vacinas estarão disponíveis na programação especial que a Prefeitura realiza das 8 horas às 11 horas, junto a praça do bairro Cidade Nova.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização, Janete Fernandes de Souza, contra a poliomielite, a estimativa é imunizar 3.861 crianças e até o momento, 250 vacinas foram feitas. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já durante a semana, as equipes de vacinação atuam nos horários habituais das unidades de saúde. Já no Posto Central acontece também o horário estendido, quando além do horário normal, das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 16h30min, durante a semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação pode ser feita até às 19 horas.

DIA D – datas e turnos para vacinação:

  • Das 8 horas a meio-dia: Centro Linha Brasil, Santa Emília, Deodoro, Mariante, Tabalar e Tangerinas
  • Das 8 horas às 16 horas: UBS Central, UBS Gressler, UBS Santa Tecla, ESF Macedo, ESF CAIC, ESF Coronel Brito e ESF Santa Tecla
Olá Jornal