Oktoberfest de 2024 vai enaltecer os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
outubro25/ 2023

No ano em que o Rio Grande do Sul celebra dois séculos de imigração alemã, a 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul vai enaltecer a chegada dos primeiros imigrantes. A edição de 2024 terá como tema “Celebrando a Imigração Alemã”. A Festa da Alegria ocorre entre os dias 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro.

Em 25 de julho de 1824, os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul, mais precisamente a São Leopoldo, razão pela qual se comemora o Bicentenário, em 2024. Já em Santa Cruz do Sul, os alemães chegaram em 19 de dezembro de 1849, há 175 anos. A expectativa é de atrair mais visitantes, em especial nos três domingos de desfiles, que irão não só contar figurantes santa-cruzenses, mas também de municípios da região convidados.

O tema da 39ª Oktoberfest também busca destacar que o desenvolvimento econômico, social e cultural de Santa Cruz do Sul e região deve-se ao trinômio: trabalho, cooperação e fé.

A 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul encerrou no último domingo, 22, elevando o nível do maior evento regional. Não só pela quantidade de shows nacionais, ou as mais de 50 bandas que passaram pelos palcos espalhados pelo parque. Mas pelas inovações, com a implantação do sistema eletrônico de pagamentos, e as novas marcas de bebidas parceiras.

O foco da organização foi garantir a melhor experiência dos visitantes. Para o presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Ricardo Bartz, a edição deste ano priorizou o envolvimento do visitante na Festa da Alegria. “Todas as decisões que nós tomamos dentro da festa, inovadoras ou não, foram pautadas sempre num único objetivo. A experiência do visitante. Então, novidades ou não, mas todas as nossas decisões, todos os momentos foram pautadas na melhor experiência do visitante aqui dentro da festa.”

Para o próximo ano, um dos pontos principais será a realização dos desfiles, que irão contar a história da imigração, enaltecendo o tema da edição. O presidente da festa em 2023, João Goerck afirma que a comunidade tem engrandecido o cortejo oficial da festa. “Neste ano tivemos três desfiles, envolvendo mais de 4,5 mil figurantes, interagindo junto ao público. A comunidade gosta muito do desfile, com participação de música ao vivo e danças. Com certeza esse será um ponto alto na próxima edição.”

Gorck se diz satisfeito com a edição que liderou, após diversos anos envolvido como voluntário na organização da festa. “A nossa festa é um evento comunitário, único no estado. Fizemos uma festa linda e que enalteceu a participação do visitante nos mais diversos ambientes,” destaca.

ÚNICA
Ao avaliar a edição deste ano, o empresário afirmou que a festa resultou em melhorias no parque e na circulação dos visitantes. “Mas todo ano a gente pensa em melhorar e esse ano, 2023, a gente melhorou muito e 2024 com certeza haverá melhorias também,” comenta.

Goerck classifica a 38ª edição como “única”. “Única, a edição deste ano foi espetacular, sucesso. Enquanto tiver fôlego, tiver perna, a gente está junto, porque isso aí realmente está no DNA das pessoas, está no meu DNA e pretendo continuar no ano que vem ajudar na 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul,” conclui.

Olá Jornal