Novas bolsas e expectativa de retomada dos financiamentos federais podem atrair novos estudantes para a Unisc

Olá Jornal
dezembro06/ 2022

Entre os desafios para o ingresso de alunos no ensino superior, a garantia de financiamentos é um dos principais apontados para ampliar as matrículas. Com a troca de governo na federação, a retomada dos programas de financiamento estudantil são expectativas entre as universidades comunitárias. Além disso, no Rio Grande do Sul, um programa de bolsas de estudos para alunos de licenciaturas será lançado neste fim de ano e deve garantir mil graduações para alunos interessados em atuar na rede pública.

Na avaliação do reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn, que também preside o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, a retomada de programas para crédito estudantil deve colaborar com o ingresso de novos estudantes nos próximos anos. “É uma expectativa de retorno do Fies ou programas do tipo. Sabemos que no Brasil é fundamental formas de financiamento para o ensino superior, e há uma expectativa positiva de retomadas de programas deste tipo entre as instituições comunitárias,“ destaca.

Desde 2014 as instituições privadas de ensino superior viram o número de alunos reduzir, por conta do bloqueio dos recursos voltados ao financiamento estudantil. Em parte, a inadimplência foi um dos fatores, já que os índices do Fies estavam em 50% de não pagamento, afetando a solidez do programa.
“Nenhum sistema consegue se manter com 50% de inadimplência, por isso, ao longo destes últimos anos as universidades buscaram alternativas, próprias, para o crédito estudantil. Um programa federal será importante para ampliar as formas de ingresso no ensino superior, mas acreditamos que não será nos moldes antigos,” destaca Henn.

ESTADO
Junto ao Governo Estadual, as universidades comunitárias buscam a garantia de 0,5% das receitas para a concessão de bolsas. A medida está prevista em lei, porém, ainda não está em vigor. Com a nova gestão de Eduardo Leite (PSDB) há indicativos de direcionamento dos recursos para colocar em prática a medida. Na última semana, as reitorias participaram de reunião com o coordenador de transição, o vice-governador eleito Gabriel Souza (MDB) para discutir a proposta. No estado vizinho, Santa Catarina, a proposta já está em vigor e por ano são oferecidas 70 mil bolsas de estudos em universidades particulares.

LICENCIATURA
Outra novidade para o próximo ano será a oferta de bolsas de estudos para estudantes de licenciatura. O edital deve ser publicado pelo Governo Estadual até o fim do ano, para ingresso no próximo semestre. O programa irá garantir R$ 800,00 para custeio do curso e mais R$ 800,00 de ajuda de custo.

Para a região serão entre 70 a 80 bolsas por semestre. Em contrapartida, o estudante, após formado, deverá trabalhar por dois anos na rede estadual de ensino. Atualmente, a Unisc conta com 10 cursos de licenciatura. “Há estimativas de que haverá um apagão de profissionais para a educação básica, por isso, programas de estímulo deverão ser criados para formar novos profissionais,” comenta Henn.

Olá Jornal