Colheita do tabaco é aberta em evento estadual na cidade de São Lourenço do Sul

Olá Jornal
dezembro06/ 2022

A cidade de São Lourenço do Sul recebeu na tarde desta terça-feira, 06, a quinta edição da abertura estadual da colheita do tabaco. A programação foi realizada na propriedade de Romiro Bierhals e Tiago Rutz Krolow, na localidade de Campos Quevedos. Os produtores enalteceram a cultura do tabaco e destacaram a importância na geração de renda. “Estamos felizes e satisfeitos em receber o evento. É o q gostamos de fazer e vale a pena, temos liberdade,” destaca Bierhals .

A propriedade conta com 29 hectares, e na atual safra plantaram 70 mil pés. Além disso, a família cultiva soja, milho, hortaliças e cria animais. O espaço é também administrado pelo genro, Tiago e a filha de Romiro, Josi Krolow.

Evento reuniu autoridades e entidades ligadas à cadeia produtiva do tabaco

O evento é promovido anualmente pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e sua realização conta com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

A agenda contou ainda com a assinatura do termo de cooperação técnica do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a Colheita do Tabaco, que, no Rio Grande do Sul, realizado em parceria com o governo gaúcho, através da Secretaria da Agricultura.

Entre as lideranças políticas que acompanharam o evento, estiveram: o secretário estadual de Agricultura, Domingos Lopes, o representante da Superintendência do MAPA, Ricardo Leite Schege; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter. Além dos deputados estaduais, Elton Weber (PSB); Zé Nunes (PT); e os novos eleitos para a Assembleia Legislativa, Edivilson Brum (MDB) e Marcos Vinícius (PP).

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), destaca a força da cadeia produtiva, que é enaltecida no evento de abertura da colheita. “É de suma importância o evento de abertura colheita para a sociedade avaliar o tamanho da cadeia produtiva do tabaco. Na safra 2021/2022 foram movimentados R$ 9 bilhões em faturamento. Esse valor garante ao produtor investir na cultura e na propriedade. Teremos uma safra com bons preços para o produtor e esperamos bons rendimentos aos produtores.”

Já o presidente do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco) afirma que a abertura oficial é uma forma de valorizar o produtor e a produção de tabaco gaúcho. “Esse evento é oficial, faz parte do calendário de eventos do Rio Grande do Sul. Ele enaltece o produtor e fomenta a importância econômica do setor do tabaco. A zona Sul do Rio Grande do Sul é importante para a cadeia produtiva, já que possui municípios com grande produção.”

FOTOS: Janine Niedermeyer

Olá Jornal