Mulheres de Venâncio Aires participam da Marcha das Margaridas que inicia nesta terça, em Brasília

Olá Jornal
agosto15/ 2023

Seis agricultoras e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STRVA), Maribel Griesang, Adriane Metz, Ângela Caetano, Roseli Kessler, Carline Linck e Rosenei Neumann, além da vice-prefeita, Izaura Landim (MDB), e as vereadoras Sandra Wagner (PSB) e Claidir Kerkhoff Trindade (União), integram as comitivas que participam a partir desta terça-feira, 15, da 7ª Marcha das Margaridas. A programação ocorre em Brasília, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e 16 organizações parceiras. As programações devem reunir mais de 100 mil pessoas na Capital Federal e seguem até esta quarta-feira, 16.

O objetivo da Marcha é propor e debater políticas públicas que tragam melhorias para a vida das agricultoras e dos agricultores familiares de todo o Brasil. Neste ano, 13 eixos guiarão as manifestações e reivindicações dos participantes em Brasília.

São eles: Democracia participativa e soberania popular; Poder e participação política das mulheres; Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética; Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns e proteção da natureza com justiça ambiental e climática; Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; Educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo; Saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; Universalização do acesso à internet e inclusão digital; Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo; e Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade.

Olá Jornal