Mulher em destaque e na liderança de operações da China Brasil Tabacos

Olá Jornal
maio20/ 2023

Assim como as pioneiras que formaram a cidade de Venâncio Aires, nas empresas da cidade também existem lideranças femininas de destaque. Na formação da Capital do Chimarrão, Brígida Joaquina do Nascimento, doou a área de terras que iniciou a urbanização, em 1864. A exemplo da personalidade histórica, profissionais fazem a diferença nos postos de trabalho e mostram que a força feminina tem espaço. É o caso de Josi Treib, encarregada de operações da China Brasil Tabaco (CBT).

Josi lidera equipe com 240 colaboradores nos setores de controle e recebimento

Única mulher em cargo de liderança numa equipe de 240 funcionários, Josi se destaca em uma função predominante por funcionários homens. Mas nem por isso deixa de garantir destaque no envolvimento. Colaboradora desde a fundação da empresa, em 2012, é figura importante nas relações no setor. Durante a reportagem, este papel de liderança foi observado pela reportagem do Olá Jornal, em visita ao setor.

Em uma caminhada de 15 minutos, a parceria entre Josi e os funcionários foi confirmada. Além das orientações para funções e tarefas, o resultado do jogo de futebol, a saúde de familiares e histórias do fim de semana entraram na rápida passagem entre um setor e outro.

“Não faço nada sozinha, temos uma equipe, quase uma família, que busca entender as necessidades de cada um. Aqui no meu setor tenho liberdade e confiança para atuar. No setor existem pessoas que atuam desde o início da empresa como safristas, essa relação é importante porque nos conhecemos e trabalhamos de forma conjunta para garantir bons resultados na função,” comenta Josi.

Segundo a colaboradora da CBT, atualmente pouco mais de 12% são mulheres atuando no setor, mas somente ela ocupa função de liderança. “São muitas histórias de vida que passam por esse setor, e gosto de ouvir e ajudar as pessoas. Atualmente, dos mais de 240 funcionários horistas, cerca de 30 são mulheres, a grande maioria são homens, mas não me vejo em outro setor ou fazendo outras atividades,” destaca.

REFERÊNCIA
Na visão da profissional, a sua função no setor de controle e recebimento busca garantir um ponto de referência. “Ser mulher neste setor ajuda no contato direto com os trabalhadores. Precisamos ter um lado humano para ouvir as demandas dos funcionários. Neste ponto busco ser uma referência, atender as demandas e buscar encaminhamento dentro da empresa,” comenta.

No mesmo sentido, o supervisor do setor, Felipe Froemming, 38 anos, destaca a referência de Josi entre os funcionários. “Ela tem destaque na liderança, respeita as pessoas e atua diretamente na solução dos problemas. Com certeza é uma referência dentro do nosso setor e para a empresa,” afirma.

Josi Treib, de 45 anos e mãe de um jovem de 23 anos, é uma de tantas mulheres que atuam nos mais diferentes setores da companhia. Entretanto, a porta de entrada da produção de tabaco, está sob o olhar atento dela, onde tradicionalmente é o público masculino que lidera as funções.

Ao longo de maio o Olá Jornal vai destacar histórias de trabalhadoras de Venâncio Aires, que assim como as pioneiras da cidade, tiveram visão e papel de líderes para desenvolver comunidades, empresas e o município.

Olá Jornal