Ministério da Agricultura recebe representantes do setor do tabaco

Guilherme Siebeneichler
julho12/ 2023

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, integrou comitiva de representantes do setor fumageiro que participou de audiência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no início da tarde desta quarta-feira (12), em Brasília. O grupo apresentou informações sobre a importância da fumicultura para a economia nacional ao representante do Governo Federal. A iniciativa é uma ação em defesa da cadeia produtiva do tabaco. A reunião foi intermediada pelo deputado federal Heitor Schuch.

Também tomaram parte do encontro representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Associação Brasileira da Indústria de Fumo (Abifumo) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS).

Helena Hermany considerou a reunião bastante produtiva. Conforme a prefeita, o encontro serviu para reforçar a relevância do tabaco para a economia e a existência das pessoas que dele fazem o seu ofício, garantindo condições de vida e trabalho dignas no campo e na cidade. “Defender essa cultura é reconhecer o desenvolvimento econômico e social que ela promove”.

Segundo a prefeita, o setor vem trabalhando para proporcionar a diversificação da produção entre os agricultores como forma de gerar mais ganho às propriedades, sem abrir mão do fumo. “Temos, em Santa Cruz do Sul, muitas feiras rurais onde eles vendem o excedente e essa renda agrega à que é gerada pelo tabaco, produzido em áreas bastante acidentadas, com resultado muito bom, que nenhuma outra cultura consegue substituir”, avaliou.

Helena ainda destacou que a cadeia produtiva do tabaco gera riquezas e provê famílias há décadas e que impor perdas ao setor representaria gerar desemprego à região Sul do Brasil. A prefeita reiterou sua crítica à campanha do Dia Mundial sem Tabaco, veiculada meses atrás, que afirmava que a cultura geraria fome. “Este é uma apelo que nós deixamos, para que as pessoas se conscientizem que estamos trabalhando com vidas humanas, pessoas que tiram do tabaco o seu sustento”.

O setor está mobilizado devido a preocupações com a 10ª Conferência das Partes (COP) – instância deliberativa do tratado internacional da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Durante o evento, serão discutidas, em âmbito mundial, as novas regras para a produção de tabaco, com possível exigência de diminuição da área de cultivo.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Guilherme Siebeneichler