Mato Leitão retoma o projeto Caminhada Orientada nas unidades de saúde do centro e de Vila Santo Antônio

Olá Jornal
abril20/ 2023

Com o objetivo de estimular a mudança de hábitos, melhoria da saúde e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Mato Leitão retomou o projeto ‘Caminhada Orientada’.

Entre as novidades a partir de agora está o acompanhamento direto das Agentes Comunitárias de Saúde e outros profissionais da Saúde. Os encontros, aberto a qualquer interessado, ocorrem todas as semanas nas UBSs Centro e Vila Santo Antônio. São mais de 20 pessoas que já aderiram ao projeto que foi retomado em março último.

Além da tradicional ‘caminhada’ com passeios pela cidade em trajetos alterativos, os participantes participam de um acompanhamento semanal envolvendo peso, altura, pressão arterial e glicemia, dados registrados em caderneta individual.

No Centro, a ‘Caminhada Orientada’ é realizada sempre na quinta-feira, às 8h, com encontro na UBS Central. Em caso de chuva, as ações, são desenvolvidas no ginásio de esportes da Seubv. Uma vez por mês (última quinta-feira), os participantes são convidados a participar de uma ‘roda de conversa’ com participação de diferentes profissionais da área da Saúde.

Na Vila Santo Antônio, encontro também na UBS, o projeto é desenvolvido sempre na terça-feira, também a partir das 8h. As atividades ao ar livre são desenvolvidas pelo grupo na Pista Atlética da Emef Santo Antônio de Pádua.

SAÚDE COM AGENTE

A retomada da ‘Caminhada Orientada’ integra o Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde-, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Agentes Comunitárias de Saúde de Mato Leitão participam deste programa, considerado o maior do Brasil em formação técnica na área da saúde (formato híbrido). A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

ATIVIDADES

UBS Centro: quinta-feira, às 8h

UBS Santo Antônio: terça-feira, às 8h

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal