Massa de ar polar perde força neste fim de semana no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
julho02/ 2021

A massa de ar polar que gelou o Rio Grande do Sul nos últimos dias segue em deslocamento rumo ao oceano e perdendo força. Como consequência, o frio, gradativamente, diminuirá no Estado. Ainda assim, não deve haver uma virada drástica no tempo no fim de semana, pois ainda há previsão de geada até o próximo domingo, 04, em pontos isolados.

Esta primeira semana de julho ainda transcorrerá com a influência do ar polar que ingressou no final de junho e agora com o seu centro de alta pressão sobre o Atlântico. Isso significa dias de tempo aberto e com sol, mas com noites frias e tardes mais agradáveis.

Um novo centro de alta pressão passará a atuar no Centro da América do Sul, o que vai manter o tempo firme e as noites frias na primeira metade da próxima semana. A primeira quinzena de julho, assim, será marcada pelo predomínio do sol com o frio mais concentrado à noite, quando ocorre geada em muitos pontos do Sul do Brasil.

O que os dados indicam é que na segunda metade deste mês poderia haver o ingresso de duas massas de ar frio. A primeira se daria ao redor do dia 15, na transição da primeira para a segunda metade de julho, mas que não seria muito forte. O modelo norte-americano CFS sinaliza que no final do mês poderia haver uma segunda massa de ar de origem polar, esta mais forte que a do dia, mas que pelos dados de hoje não seria tão forte quanto a última.

Com informações MetSul

Olá Jornal