Languiru apresenta pauta de assembleia extraordinária aos prefeitos do G7

Olá Jornal
julho11/ 2023

Na sexta-feira, 07, a Languiru reuniu representantes do G7, grupo que envolve os prefeitos dos municípios de Colinas, Imigrante, Fazenda Vilanova, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália; e diretoria da Cooperativa dos Suinocultores dos Vales (Coosuval). Na oportunidade foram explicadas a medida cautelar para proteção do patrimônio da Languiru, que oportuniza mais segurança às negociações em andamento, amplia o tempo necessário para as ações que possibilitem o revigoramento da Cooperativa e a manutenção de suas operações; e a pauta da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), agendada para o dia 18 de julho.

O presidente Paulo Roberto Birck destacou que as ações tomadas diante do cenário de reorganização econômica, financeira e de negócios da Languiru impactam nos municípios, referendando a importância do apoio político. “Há consequências especialmente nas localidades onde contamos com unidades industriais e associados produtores, por isso todas as medidas adotadas precisam ser muito responsáveis e transparentes. Estamos trabalhando arduamente no plano de reorganização da Languiru, ao mesmo tempo em que seguimos atentos à proteção do patrimônio da Cooperativa”, frisou.

Assembleia

A Ordem do Dia da AGE destaca análise e discussão da atual situação econômico-financeira da Cooperativa; deliberação sobre o procedimento de liquidação, com a manutenção das atividades; nomeação e posse do liquidante e de novo Conselho Fiscal; determinação de realização de Assembleia Geral a cada seis meses ou sempre que necessário para apresentar relatório e balanço do estado da liquidação e prestação de contas dos atos; autorização do liquidante para prosseguir na atividade social, designar empresa de auditoria externa para apurar feitos havidos nas gestões anteriores e realizar o acompanhamento das atividades da liquidação; e outras questões que integram o rito do processo assemblear.

“A liquidação extrajudicial não decreta a extinção da Languiru. Pelo contrário, é a única alternativa para seguirmos operando, gerando empregos e renda, colocando em prática plano de pagamento aos credores sem o bloqueio de contas ou perda de bens. Em todo esse processo os associados têm participação ativa na tomada de decisões”, enumerou o presidente, colocando seu nome à disposição para o cargo de liquidante “para dar seguimento ao plano de reorganização em andamento”.

Negociações

As negociações de venda do Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, cujo abate foi descontinuado no dia 30 de junho, também integraram a pauta da reunião. “Há propostas para venda, o que valoriza o patrimônio da Languiru. Por sigilo de negociação, não podemos citar os interessados”, adiantou Birck.

O vice-presidente Fábio Secchi complementou que as ações adotadas são duras, mas necessárias para que se tenha tranquilidade para seguir trabalhando. “Todos estamos empenhados pela continuidade da Languiru, com muita transparência e seriedade. O apoio político que temos recebido também ‘abre portas’, há muitas frentes envolvidas com as questões da Languiru, diferentes esferas sentadas à mesma mesa para buscar soluções possíveis.”

A direção da Cooperativa também explicou as negociações com empregados e acordos coletivos com sindicatos. “Nas vendas de ativos já firmadas ou em andamento, há atenção especial para que os novos proprietários, na medida do possível, também recontratem os empregados”, concluiu Secchi.

Apoio

A presidente do G7 e prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, agradeceu pela nova oportunidade dada aos gestores municipais para estarem cientes da situação da Languiru. “É importante para nós, como prefeitos, estarmos sabendo dos próximos passos e termos a compreensão da questão de liquidação extrajudicial. A apresentação foi bastante esclarecedora e saímos convencidos de que essa é a melhor forma e o próximo passo que deve ser dado. Nós, prefeitos, apoiamos e estamos ao lado dessa postura a ser adotada pela Languiru. Seguimos à disposição e satisfeitos em estar próximos”, valorizou, enaltecendo também a participação dos representantes da nova cooperativa de suinocultores na reunião. “Pudemos saber o início das suas operações, o que nos deixa muito felizes.”

CRÉDITO: AI Languiru

Olá Jornal