Investimentos em infraestrutura e novos serviços entre as prioridades do próximo ano na Unisc

Olá Jornal
dezembro10/ 2022

O próximo ano será de novos investimentos no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul. A reitoria da instituição pretende iniciar as obras de um novo complexo voltado à inovação. O objetivo é aproveitar a estrutura parada desde 2014, no campus sede, e garantir mais espaço para incubadora tecnológica, espaços de convivência e negócios. O investimento é prioritário nos planos da Unisc, e deve oportunizar impulso para negócios regionais. O projeto foi apresentado em julho deste ano e será colocado em prática ao longo de 2023, com a iniciativa privada. Além disso, a instituição pretende consolidar as atividades da Central Analítica do Mato Grosso no município de Primavera do Leste.

No local serão realizadas análises de amostra de solo a fim de indicar quais são as medidas necessárias para correção tendo em vista, dentre outros aspectos, a melhora na produtividade. Atualmente a Unisc conta com o maior laboratório para análise de solo da América Latina. Porém, as amostras de produtores do centro-oeste, levam até cinco dias para chegar no campus sede. Com a nova unidade, a universidade pretende agilizar este tipo de serviço e ampliar os negócios.

INOVAÇÃO
Já o Hub de inovação, que ficará ao lado do Centro de Convivências, terá 6,5 mil metros quadrados, destinados para a interação com empresas e desenvolvimento de projetos. Conforme o reitor da Unisc, Rafael Henn, o investimento no espaço será o principal no próximo ano.

“Será uma espaço de fomento para novas empresas, alunos e para despertar novos negócios e o empreendedorismo. O local será referência no interior do estado e um dos maiores do tipo para impulsionar a inovação no setor empresarial da região.”

VENÂNCIO
Para o campus de Venâncio Aires, o reitor destaca que o foco para o próximo ano será na consolidação das atividades focadas na produção de alimentos. Com o potencial local de proteína, a instituição pretende direcionar para a unidade venâncio-airense, cursos voltados para a área do conhecimento.

“A Unisc ainda não conta com o curso de Engenharia de Alimentos, projetamos essa qualificação para o campus de Venâncio, se somando também ao Técnico em Agropecuária. Aliado ao Centro de Vocação Tecnológica da Proteína, queremos fazer do campus venâncio-airense um polo de formação para profissionais da área de produção de alimentos,” destaca Henn.

RÁPIDOS
A reitoria da Unisc também pretende ao longo de 2023 ampliar os cursos de formação rápida. A proposta busca atender a demanda do setor industrial das cidades, e garantir a oferta de qualificação focada em mão de obra especializada. O movimento ouviu demandas dos empresários e gestores, e a partir de agora a instituição estuda a oferta dos cursos para os campus.

Aliado às novidades para o próximo ano, a reitoria confirmou na última semana, a assinatura de um protocolo de intenções com a Prefeitura de Capão da Canoa, onde a Unisc possui campus. A proposta objetiva ofertar na unidade o curso de Medicina, o primeiro do Litoral Norte. Além disso, a prefeitura pretende investir em espaços de inovação na área do campus.

Olá Jornal