IFSul de Venâncio tem inscrições abertas para curso de eletricista de sistemas de energias renováveis

Guilherme Siebeneichler
julho20/ 2023

Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional de eletricista de sistemas de energias renováveis ofertado pelo câmpus do IFSul de Venâncio Aires. Interessados na seleção podem realizar as inscrições, conforme as informações disponibilizadas nos editais. Para ingressar no curso é necessário ser maior de 18 anos e ter, pelo menos, o 5º ano do ensino fundamental completo.

As inscrições seguem abertas até o dia 04 de agosto. As aulas iniciam no dia 21 de agosto. No total serão 50 vagas para duas turmas na unidade venâncio-airense. As inscrições são realizadas de forma online, por meio de formulário disponível no site do IFSul, ou na secretaria do campus. A matrícula será feita com apresentação do histórico escolar ou comprovante de conclusão do quinto ano do fundamental. No total serão 200 horas de aulas, que irão abordar os conhecimentos básicos das redes elétricas, equipamentos, circuitos, conceitos de potência, sistemas renováveis e cálculos para uso de placas solares.

O aluno formado no curso recebe três certificados: Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, NR10 e NR35. O curso terá aulas presenciais de segundas à sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 13h30min até 17h30min. Serão 10 semanas de atividades. Cada aluno matriculado receberá R$ 60,00 por semana ajuda de custo no transporte até o campus do instituto.

Conforme o edital, 20% das vagas serão direcionadas para mulheres, sendo 10 vagas das 50 disponíveis. Caso não tenha o número de candidatas mulheres inscritas para o número de vagas ofertadas, as vagas remanescentes serão destinadas aos candidatos por ordem de inscrição. Os candidatos inscritos serão selecionados por ordem de inscrição. Se houver inscritos em maior número, os nomes remanescentes serão incluídos em cadastro de reserva.

Guilherme Siebeneichler