No fim de julho, o Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires/RS, realizou o primeiro implante de marca-passo da história da instituição. O procedimento cardíaco é um pequeno dispositivo implantável, colocado no paciente e capaz de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração, evitando que os batimentos fiquem abaixo do considerado ideal.
Conforme o médico cardiologista Dr. Basem Hamid, responsável pelo procedimento, o paciente atendido pelo Dr. Jorge Nazário, tinha síncopes (desmaios) de repetição e apresentava distúrbio de condução elétrica. O implante durou cerca de uma hora, sendo realizado com anestesia local e minimamente invasivo. “Temos planos de aumentar estes procedimentos e colocar outros procedimentos cardiológicos minimamente invasivos. Assim sempre buscando oferecer mais serviços e saúde para a comunidade”, diz o profissional.
Ele destaca que esse tipo de procedimento coloca o hospital em crescimento e evolução. “É a primeira vez que temos esse método em Venâncio, isso coloca o hospital em outro nível. Assim o paciente não precisa se locomover para outras cidades e tem todos cuidados necessários na casa de saúde.
”Para a equipe administrativa do HSSM este momento foi marcante. “Temos que sempre ir em busca de novidades por um hospital melhor e este procedimento de marca-passo é um momento super importante para o nosso hospital. Ficamos felizes com esse passo que demos”, conclui o administrador do hospital, Fernando Siqueira.
O procedimento de marca-passo segue sendo utilizado no hospital e os pacientes são avaliados conforme cada caso, para que possa fazer a operação no município.
CRÉDITO: AI HSSM