Grupo Dass encerra atividades na unidade de Venâncio Aires

Olá Jornal
julho31/ 2023

O Grupo Dass deve encerrar operações na unidade de Venâncio Aires, localizado no Distrito Industrial. A informação é confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leilão. Informações sobre o encerramento das atividades devem ser divulgadas pela companhia na tarde desta segunda-feira, 31. Em nota a empresa atribuiu o encerramento das operações a “competitividade de custo, questões de conflito tributário entre os estados, índice de absenteísmo elevado (falta de pontualidade e assiduidade) e a redução da programação de pedidos pelos clientes – como consequência da também desaceleração de consumo que o país vive – foram fatores determinantes para a decisão da descontinuidade desta unidade produtiva de confecção.”

Conforme o presidente do sindicato, João Emerson Dutra de Campos, alguns trabalhadores foram informados sobre a situação nas primeiras horas do dia. Atuavam na unidade venâncio-airense 342 funcionários.

A unidade de Venâncio Aires foi implantada em 1987. A companhia atua na confecção de artigos esportivos. Em 2017 a filial do município passou a atuar apenas no ramo de confecção. A empresa conta com 16 unidades no Brasil e Argentina, atuando através da produção e comercialização das marcas próprias Fila, Umbro, Tryon, New Balance e Osklen.

GOVERNO MUNICIPAL

O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), em vídeo publicado na tarde desta segunda-feira, 31, ao lado do Gerente Coorporativo de Relações Trabalhistas da Dass, Tiago Pereira, confirmou o encerramento da unidade. Rosa informou que o Governo Municipal trabalha parcerias com outras empresas do ramo para ocupação do espaço, e manutenção dos empregos.

CONFIRA A NOTA DA EMPRESA

A história da unidade Dass de Venâncio Aires/RS, se confunde com a própria origem do Grupo Dass. A opção de produzir nesta cidade conhecida como a “Capital Nacional do Chimarrão”, data de do ano de 1987, no ramo calçadista e, desde 2017, produzindo confecção. Ao mesmo tempo, é de longa data, que a empresa vem enfrentando dificuldades para manter viável a operação desta planta.

Assim, a Administração do Grupo Dass precisou admitir, em definitivo, que esta unidade não tem meios de se manter viável. A empresa anuncia, portanto, a decisão do encerramento das atividades nesta unidade e o desligamento de 342 colaboradores. A homologação formal das rescisões de contrato de trabalho foram agendadas individualmente e o pagamento da integralidade dos direitos será antecipado e quitado em sua totalidade, dentro do prazo previsto em Lei para tal.

O Grupo Dass agradece a cada um de seus colaboradores pela dedicação e comprometimento, e a comunidade de Venâncio Aires como um todo que, durante 36 anos, apoiou esta organização. A Companhia pratica e defende valores como integridade, respeito, compromisso, competência, superação e paixão e entende que em todos estes anos, contribuiu para o desenvolvimento de pessoas e a construção e o progresso dessa comunidade.

SOBRE O GRUPO DASS
A Dass é um dos principais grupos atuantes na área de gestão e sourcing para marcas esportivas na América Latina. Com mais de 40 anos de história, une tecnologia e inovação para criar calçados e vestuário para as maiores marcas esportivas do mundo. Com operações no Brasil e na Argentina, conta, atualmente, 9 unidades na cadeia produtiva de calçados e 9 unidades na cadeia produtiva de vestuário, além de escritórios comerciais em São Paulo e Buenos Aires e opera uma rede de mais de 40 lojas próprias e e-commerce. Mais informações em grupodass.com.br.

FOTO: Divulgação

Atualização 17h39min

Olá Jornal