Governo de Venâncio Aires emite Decreto de Situação de Emergência Pública

Olá Jornal
novembro20/ 2023

Ainda sob a vigência do Decreto de Calamidade Pública (180 dias) por conta da enchente de setembro passado, em Venâncio Aires agora também passa a vigorar o Decreto de Situação de Emergência Pública, por conta da nova elevação do nível do rio Taquari. As chuvas intensas que aconteceram na semana passada registraram a terceira maior elevação do rio desde 1.941, deixando centenas de famílias desabrigadas ou abrigadas em casas de familiares e amigos.

Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o documento assinado na manhã desta segunda-feira (20) pelo prefeito Jarbas da Rosa, objetiva ampliar a busca por recursos para recuperação da infraestrutura e ainda para suporte às famílias que mais uma vez tiveram perdas materiais em suas casas e estabelecimentos. Além disso, com a situação de emergência, a intenção é que o Governo Federal postergue o prazo para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – Fgtas, que terminaria em dezembro aos atingidos pela calamidade de setembro passado. “Praticamente todos os moradores de Vila Mariante que tiveram perdas em setembro, tiveram novamente agora e a gente busca ampará-los mais uma vez, também com recursos dos governos estadual e federal”, destaca Deizimara.

Para o ginásio de Linha Mangueirão, às margens da R$C 287, 156 pessoas estão sendo assistidas, já que não tiveram como se abrigar em casas de familiares. A orientação da Defesa Civil do município, é que as pessoas comecem a retornar para suas somente a partir da terça-feira, já que a localidade está sem fornecimento de água e energia elétrica.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal