Futuro político dos candidatos de Venâncio em debate

Olá Jornal
outubro05/ 2022

Venâncio Aires não conseguiu eleger deputado estadual no último domingo. O primeiro suplente do PDT, é Airton Artus, que conquistou neste dia 02 de outubro 24.294 votos, sendo 16.309 na Capital do Chimarrão. Giovane Wickert, do PSB, ficou na segunda suplência do partido no Parlamento Gaúcho e conquistou 13.469 votos, sendo 7.933 em Venâncio. Já Celso Krämer, do Podemos, garantiu 7.580 votos, sendo 1.820 no município. Com o resultado, os três avaliam os futuros na vida pública.

Ao Olá Jornal, o ex-prefeito Airton Artus (PDT) afirmou que deve deixar de concorrer a cargos públicos. “Provavelmente vou ficar um pouco afastado da política. Não penso em concorrer, nunca se diz 100% de que não vai fazer, mas possivelmente não irei mais concorrer. Já dei o que poderia dar, concorri duas vezes a deputado e alguns segmentos da nossa comunidade não entenderam que eu tinha uma candidatura favorita, tanto em 2018 quanto em 2022.”

O ex-prefeito também afirma que não pretende concorrer a cargos políticos em âmbito municipal. Segundo ele, deverá seguir acompanhando a política local. “Irei atuar mais como um conselheiro e observador.”

Celso Krämer (Podemos) também em entrevista à reportagem do Olá Jornal destacou que não pretende mais colocar seu nome nas disputas eleitorais. “Não tenho nada projetado, mas acredito que se encerra o meu ciclo na política. Encerro com dever cumprido, tinha uma proposta para a agricultura familiar, não foi bem entendida, pelas votações, não tive oportunidade nas urnas, mas a minha parte política eu fiz. Provavelmente não irei mas às urnas,” comenta.

Sobre o fechamento da campanha, o candidato do Podemos afirma que irá concentrar os trabalhos na prestação de contas. “Ainda temos ajustes e fechamento de contas, no futuro iremos avaliar profundamente, mas hoje não tenho mais intenção de concorrer. Acho que precisamos saber o momento de se recolher, que provavelmente deve ter sido a minha última eleição,” afirma.

Já Giovane Wickert (PSB) avaliou que apesar da votação no último domingo, 02, não descarta novas candidaturas, porém não irá participar de aventuras políticas. “Nosso partido teve queda de 40% dos votos em média com os candidatos. Agora, mesmo com votação menor sou o segundo suplente do PSB. No futuro não vou participar de aventuras, as pessoas me conhecem, sabem do meu esforço no meio político. A comunidade sabe que vou estar onde ela quer que eu esteja. Mas não vou simplesmente concorrer por concorrer.”

O ex-prefeito de Venâncio também destaca que faltou união entre os eleitores do município. “Somente metade dos votos do município ficaram nos candidatos de Venâncio. A outra metade ou votou em nomes de fora, ou se absteve de participar. Desde agora é preciso criar na comunidade um sentimento de unidade, para buscar eleger um nome,” afirma.

FEDERAL
A única candidata federal de Venâncio Aires, Silvia Schirrmann, do Podemos, garantiu 2.432 votos no domingo, 02. Ao avaliar o pleito, destacou que aproveitou a corrida eleitoral para aprender. “Foi bastante experiência, é preciso muito dinheiro para campanha política. Talvez tive pouco tempo para mostrar ao povo que sou uma mulher séria. Mas vou me preparar melhor, aprendi a conhecer mais as pessoas.”

Sobre o futuro e eleições municipais, Silvia afirma que seguirá analisando possibilidades. “Ainda é cedo para falar em próximas eleições, até então não pensei nada para 2024. Vamos continuar trabalhando na política. As urnas me mostraram que preciso mais preparação, as pessoas precisam me conhecer melhor,” conclui.

Olá Jornal