Futuro do agro regional passa pelo fortalecimento da Agricultura Familiar

Olá Jornal
setembro20/ 2023

O potencial da agricultura familiar tem ganhado destaque na região do Vale do Rio Pardo nos últimos 20 anos. A cultura do tabaco segue sendo a principal nas lavouras da região, porém, novos cultivos e produções ganham espaço nas propriedades rurais. O potencial para a produção de alimentos e o empreendedorismo rural está em destaque também com a união de forças das mais diferentes entidades. Uma amostra deste potencial foi apresentado no fim de semana, com uma nova feira que tem como proposta fomentar as vendas de agroindústrias e aproximar o público urbano da produção agrícola regional.

A 1ª ExpoFeira Rural foi realizada entre os dias 16 e 17 de setembro no Parque da Expoagro Afubra, e abre uma nova janela de oportunidades. Um dos elos de incentivo das pequenas propriedades passa pela principal instituição financeira da região. A Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, tem fomentado ações junto aos agricultores familiares, com a proposta de ampliar os programas de diversificação e novas culturas. Para o presidente da instituição, e também do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Heitor Petry, as ações querem garantir suporte aos agricultores, com a ideia de renda e crescimento conjunto.

“Desde os anos 2000, a região tem apresentado um potencial significativo na produção de hortifrúti e grãos através da agricultura familiar. Os agricultores têm se organizado em cooperativas e associações, para estruturar suas produções. Esse movimento resultou em uma redução significativa na importação de alimentos de outras regiões, fortalecendo a economia local e gerando empregos e renda. A Sicredi, tem atuado como um agente facilitador nesse processo, incentivando os agricultores a produzirem cada vez mais, e realizando parcerias e convênios para impulsionar a comercialização dos produtos,” destaca.

Na visão do dirigente, as agroindústrias estão produzindo alimentos de qualidade, sendo reconhecidas até mesmo em feiras e exposições. Para que esse desenvolvimento continue, é necessário conscientizar o consumidor sobre a importância de adquirir produtos locais. “O consumidor pode ter tranquilidade também, ele comprando daqui, ele vai comprar qualidade. Então o que nós precisamos melhorar muito ainda é a consciência do consumidor, que quando sai de casa para fazer as suas compras, seus alimentos, que ele pense onde eu posso comprar, que eu vou comprar de um agricultor familiar da região, porque ali eu vou estar gerando renda, potenciais de negócio,” destaca Petry.

NOVA FEIRA
A valorização da produção agrícola feita nas pequenas propriedades rurais ganhou espaço no fim de semana, feira que busca valorizar as famílias do campo, e garantir acesso dos moradores das áreas urbanas à qualidade dos produtos feitos pelas agroindústrias. Para o coordenador da regional da Fetag-RS e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sérgio Reis, a 1ª ExpoFeira Rural, é uma exemplo para mostrar o potencial da agricultura familiar.

“Este é um exemplo, essas agroindústrias, muitas delas têm outras atividades junto na propriedade, ainda não é só a agroindústria, e são frutos da diversificação dentro da propriedade. Hoje a gente percebe um contraste, inclusive, nesse atual momento na agricultura familiar. Há crises sérias na produção de leite, e nas proteínas. Mas em locais com mais de uma cultura nas propriedades, esse movimento de crise tem impacto menor,” destaca.

O evento, no Parque da Expoagro Afubra, ocorreu entre os dias 16 e 17 de setembro. Cerca de 23 mil pessoas passaram pelos espaços de exposição. As agroindústrias movimentaram R$ 273,9 mil em vendas ao longo de dois dias.

Olá Jornal