Frente parlamentar de Desenvolvimento Rural em 2022 quer ampliar debates sobre enfrentamento da seca

Olá Jornal
fevereiro04/ 2022

Desde o ano passado a Câmara de Vereadores conta com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires. Pela comissão especial passam debates e ações que possam colaborar com o setor primário local. Liderada pelo vereador André Kaufmann (PTB), a frente tem o pedido de renovação para 2022, em tramitação na Casa. Além dos temas já em debate, entre manutenção de vias, fomento da diversificação, suporte aos produtores rurais, o combate à estiagem e planos de enfrentamento terão força nos debates.

O grupo parlamentar pretende ampliar o diagnóstico de medidas que possam evitar perdas tão significativas como as ocorridas ao longo dos últimos três anos, em que foram registrados períodos longos de estiagem. “Este assunto está passando a esfera estadual e municipal, queremos buscar recursos federais, para projetos, e criar um fundo de reserva para suporte dos produtores quando necessário,” destaca Kaufmann.

Outra pauta que ganha novamente força no Legislativo engloba o fornecimento de energia elétrica no perímetro rural. “Não podemos admitir que o produtor espere mais de 15 dias, ou não consiga fazer investimentos por falta de energia. Vamos ampliar esse debate, cobrando soluções da concessionária responsável,” afirma.

PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, pautará um primeiro seminário da Frente Parlamentar. A promoção contará com a participação de Tacilla Mariana Carvalho Silva, coordenadora geral do PAA. Conforme Kaufmann, a proposta é ampliar os debates sobre o programa e sua importância para a cadeia produtiva de alimentos na região. “Para 2022 devem ser direcionados ao PAA em Venâncio cerca de R$ 500 mil. Por isso precisamos ampliar a defesa do programa e garantir condições aos produtores, cooperativas e famílias carentes, que queiram acessar a iniciativa. Esta é uma forma de fortalecimento do pequeno produtor, por isso iremos promover este debate como um dos primeiros do ano,” explica.

TRABALHOS
Na justificativa do projeto de resolução, o vereador proponente afirma que a Frente Parlamentar busca ampliar o contato entre a Câmara de Vereadores, entidades sindicais, Administração Municipal, Emater, Cooprova e Comder. A comissão também deve garantir ampliação das atividades propostas na Semana de Valorização da Agricultura Familiar, com lei aprovada em fevereiro de 2020.
O grupo também pretende garantir a manutenção e realização da 2ª Agrofeira, criada em 2018, com a proposta de divulgar o potencial da agricultura familiar de Venâncio Aires. Além disso, a comissão vai levar à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, reinvindicações para melhorias na telefonia rural, energia elétrica e redes hídricas.

FOTO: Divulgação/AI CMVA

Olá Jornal