Frente parlamentar busca diálogo e socorro para setor da proteína no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
maio31/ 2023

A Assembleia Legislativa passa a contar com Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal. A comissão tem autoria do deputado estadual Airton Artus (PDT) e se soma aos debates e demandas do setor produtivo, que enfrenta crise de fornecedores e aumento de custos, impactando não só as cooperativas, mas também as empresas multinacionais. O grupo de trabalho no Parlamento Gaúcha busca garantir diálogo entre as partes envolvidas e também o Governo do Estado.

“É claro que o mote inicial era para falar sobre a importância da proteína animal e o seu impacto no consumo pelas pessoas. Mas como esse problema econômico e social se sobrepõe agora, essa vai ser a prioridade. E a Frente Parlamentar tem esse intuito de ser um meio de relação dos governos, do Executivo, do próprio Legislativo, com a sociedade, com a comunidade,” destaca Artus.

A frente tem o objetivo de colher um comprometimento das autoridades em relação ao setor produtivo e cooperado, e desmistificar a comunicação da indústria de ultra processados.

O deputado avalia a realização de reuniões interiorizadas em regiões produtoras, como o Vale do Taquari, para discutir a situação vivida pelos agricultores e empresas do setor, e formas de apoio. Entre as propostas defendidas pelo parlamentar estão a criação de linha de crédito específica para o setor, com longo prazo de pagamento. Além disso, um programa de pavimentação para ligar plantas frigoríficas com a malha asfáltica.

NOVA FRENTE
Airton Artus (PDT) também é proponente da Frente Parlamentar de Formação de mão de obra para área de Tecnologia e Implementação da Legislação 5G. O ato de instalação da comissão especial será nesta quarta-feira, 31, às 11h no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Olá Jornal