Fim de semana terá variação enorme de temperaturas

Olá Jornal
agosto26/ 2022

Se o sábado será de calor, o domingo promete uma mudança radical, com queda de até 20ºC na temperatura. Os institutos de meteorologia apontam que o fim de semana poderá ter uma das mais radicais mudanças do tempo neste ano. A situação será caudada por diferentes massas de ar que ingressam no Sul do Brasil em um curto período de tempo.

O sábado vai ser um dia radicalmente diferente do domingo, ou seja, o fim de semana pode ser dividido em dois momentos. No primeiro, no sábado, predomina o vento do quadrante Norte com temperatura muito alta e calor durante a tarde. No domingo, o vento vai soprar forte do quadrante Sul com queda acentuada da temperatura e muito frio.

Uma massa de ar quente cobre o Sul sábado e o aquecimento se intensifica pela aproximação de frente fria, o que gera uma condição pré-frontal que favorece aumento pronunciado da temperatura. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis se organiza antes da frente e traz o ar quente e seco com calor.

O domingo quase todo será frio no Rio Grande do Sul com marcas baixas durante a tarde e as mínimas do dia se dando à noite, no fim do dia. A tarde do domingo terá máximas pouco acima dos 10ºC em muitas cidades gaúchas. Grande parte do território gaúcho terá marcas entre 11ºC e 14ºC durante a tarde, mesmo com o sol aparecendo.

A mudança de temperatura ocorrerá com a passagem de uma frente fria da tarde para a noite do sábado e a madrugada do domingo, e virá com chuva e risco de temporais isolados.

Com informações METSUL

Olá Jornal