Falta de testes Covid afeta laboratórios que já enfrentam desabastecimento em Venâncio

Olá Jornal
janeiro15/ 2022

O cenário nacional de falta de testes de Covid-19 já é realidade também em Venâncio Aires. Os laboratórios privados enfrentam dificuldades em obter os exames do tipo antígeno devido a escassez no mercado com a alta demanda global, resultado da explosão de casos.

Um deles chegou a ficar sem testes por dois dias durantes esta semana e tem buscado alternativas com os fornecedores para garantir o produto. O responsável técnico, Guilherme Melo Franciscato, explica que conseguiu quantidade suficiente para a próxima semana, mas teme o desabastecimento. “A quantidade que conseguimos não é tão grande, está complicado, estamos atuando em conjunto com parceiros de outras cidades”.

A procura aumentou exponencialmente após o Natal, numa proporção de 4 para 40 testes por dia. O crescimento da demanda prejudica ainda o resultado dos exames PCR que antes tinham saíam em um dia e agora em três ou quatro dias.

ESTOQUE

Os fornecedores estão sem estoque. Um dos laboratórios recebeu apenas 10% do encomendado nesta semana. Conforme o farmacêutico bioquímico, Jorge Gassen, ainda há testes, mas se não conseguirem repor com urgência, o estoque acaba provavelmente na terça-feira, 18. “Um deles disse que a previsão mais otimista é de receber uma carga a partir da próxima terça. Outros disseram que só no fim do mês, e outros ainda não têm sequer previsão”. Só nestes primeiros 14 dias do mês de janeiro, foram realizados sete vezes mais testes que todo o mês de dezembro.

FALTA X ALTERNATIVA

Em outro laboratório particular da cidade os últimos testes foram realizados nesta sexta-feira, 14. Na próxima semana não haverá testagem do tipo antígeno devido a falta de exames. De acordo com o bioquímico, Marcelo Farinon, resultado de um aumento de até 20 vezes. “O desabastecimento é uma realidade nacional que depende de fornecedores de fora do país e que, quando chegam, precisam de liberação da Anvisa então não é simples, demora.”

Farinon estima que a testagem volte ao normal a partir do dia 25 de janeiro. Até lá, ele afirma que o teste sorológico (tipo IgM/IgG) é uma alternativa, além de PCR cujo resultado tem demorado três dias. O exame pode ser realizado a partir do terceiro dia de sintomas para verificar se houve contato com o vírus por meio da presença de anticorpos.

Foto: Divulgação/Laboratório Venâncio

Olá Jornal