Fábrica da Philip Morris Brasil deixa de consumir mais de 2 milhões de copos plásticos

Olá Jornal
janeiro31/ 2023

Com o objetivo de neutralizar seu impacto no meio ambiente, a Philip Morris Brasil tem implementado ações que visam tornar mais sustentável os processos da organização. Uma dessas iniciativas é o projeto Sem Copos Descartáveis, que em três anos eliminou o consumo de 2,2 milhões de copos plásticos de sua fábrica, em Santa Cruz do Sul (RS). A empresa tem buscado fornecer alternativas em diversas frentes, não só ambientais, mas também na relação direta com seus consumidores ao desenvolver e implementar em mais de 70 mercados um produto alternativo, sem combustão.

Para atingir esse resultado, foi feito um estudo preliminar na fábrica da empresa, que identificou o melhor substituto dos copos plásticos. A opinião dos colaboradores foi determinante para definir, com base em suas necessidades, o tipo de produto – garrafas e canecas -, que seria disponibilizado pela empresa. Com base nas informações, que levaram em conta posto de trabalho, a mobilidade e a facilidade de higienização, foram escolhidos os modelos de kits reutilizáveis para consumo de café e água, que passaram a ser fornecidos aos colaboradores. 

As empresas prestadoras de serviços também foram envolvidas no projeto, assim como os visitantes e fornecedores, que recebem copos de papel, de fácil reciclagem, para água e café durante a permanência na fábrica. “Com essa mudança de comportamento na fábrica, deixamos de consumir mais de dois milhões de copos plásticos e estimulamos a conscientização de nossos colaboradores para a preservação do meio ambiente. É um resultado muito positivo, que nos incentiva ainda mais na direção de uma operação sustentável”, destaca Mateus Guterres, especialista em Sustentabilidade e Meio Ambiente na Philip Morris Brasil.

Os kits são personalizados com a logomarca da empresa e possuem alças para facilitar o deslocamento pela fábrica. As peças contam também com adesivos e etiquetas para customização, o que permite que os colaboradores personalizem seus kits, evitando trocas. Também foi feita a conscientização dos colaboradores por meio de orientações sobre o impacto positivo de se eliminar os rejeitos plásticos do meio ambiente.

Em 2022, os kits ganharam uma nova marca: a certificação carbono neutro recebida pela fábrica da PMB, fruto de diversas iniciativas que visam neutralizar as emissões de carbono das operações. “Isso reforça o orgulho da empresa e dos colaboradores pelos resultados que temos obtido nas diversas frentes sustentáveis nas quais trabalhamos. Quando voltamos nossa estratégia para um futuro sem fumaça e disponibilizamos para os adultos fumantes uma alternativa de produto com menor toxicidade estamos direcionando nosso olhar para a sustentabilidade do negócio. E quando implementamos ações que contribuem para a preservação do nosso meio ambiente reforçamos esse compromisso nos pilares do ESG”, completa Mateus Guterres. 

Ao eliminar os copos plásticos da unidade de Santa Cruz do Sul houve uma outra conquista de grande impacto ambiental. Em 2021, a fábrica eliminou o envio de qualquer resíduo a aterros sanitários, inclusive copos plásticos com resíduos de bebidas.

Sobre a Philip Morris Brasil

A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral, que são vendidos em mercados fora dos EUA. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 9 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há mais de 45 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 30 de setembro de 2022, 70 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 13.3 milhões de adultos em todo o mundo, excluindo a Rússia e a Ucrânia, já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com

CRÉDITO: AI PMB

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