Expoagro Afubra se consolida como espaço para impulsionar diversificação

Olá Jornal
março09/ 2023

Em menos de duas semanas iniciam as programações da 21ª Expoagro Afubra. O evento criado na virada do milênio foi pensado para discutir e ampliar a diversificação das lavouras de tabaco. Passados mais de vinte anos, a feira se consolida como a principal voltada às pequenas propriedades rurais, e importante impulsionadora das novas culturas agrícolas, aliadas ao cultivo do tabaco.

A avaliação é do coordenador da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles. Segundo ele, pesquisas feitas entre 2018 e 2019 já apontavam para o alto volume de agricultores familiares que participam da feira, com diversificação de culturas consolidadas. “Esse processo ocorre de forma mais ampla nas médias e grandes propriedades, onde há espaço para rotatividade de culturas nas lavouras. Nas pequenas, entre 2 a 4 hectares, o agricultor acaba se especializando em uma cultura agrícola, que seja mais rentável, já que não conta com área ampla para outras culturas em escala.”

Na opinião de Dornelles, a feira já conquistou o seu papel de impulsionadora da diversificação. “Esta feira é pensada para ajudar o pequeno produtor rural a garantir mais eficiência na sua propriedade. É um local de estímulos e novas oportunidades, troca de experiências, conhecimento e investimentos. Com certeza a Expoagro cumpre o seu papel de impulsionadora da diversificação das propriedades familiares,” comenta.

LANÇAMENTO
O evento de lançamento da 21ª Expoagro Afubra foi realizado na última sexta-feira, 03, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), instalado no parque em Rio Pardo. A programação contou com a participação do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini (Podemos). O gestor destacou o retorno da pasta à estrutura governamental do estado com foco nas pequenas propriedades. Além disso, citou o desafio de enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul.

“O ponto prioritário é fomentar medidas de curto e médio prazo para enfrentar a estiagem no estado. Vamos trabalhar em programas de recuperação das nascentes, licenciamento de mil poços, revitalização dos açudes e construção de grandes cisternas. A segurança hídrica para as pequenas propriedades é fundamental. Em longo prazo, estão as conclusões das barragens, que fazem grandes reservas de água,” comenta.

O secretário afirmou também que a pasta está preparando o lançamento de programas para financiar melhorias nas propriedades. “Avaliamos programas de financiamento, com juros zero, para o produtor recuperar investimentos e segurança hídrica na agricultura familiar.”

EXPECTATIVA
A organização projeta alcançar os números da edição do ano passado, quando foram fechados na feira mais de R$ 220 milhões em negócios e 180 mil visitantes. Com 420 expositores, a 21ª edição da Expoagro Afubra tem como destaque os temas da inovação e da sustentabilidade. O parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo, tem entrada gratuita e fica aberto das 8h às 18h. A programação ocorre de 21 a 24 de março.

Olá Jornal