Expoagro Afubra projeta próxima edição como principal vitrine da agricultura regional

Olá Jornal
março27/ 2024

Os efeitos climáticos que atingem o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos anos também alteraram as programações da 22ª Expoagro Afubra. A feira suspendeu um dia das atividades, por conta de um temporal que atingiu a região de Rincão Del Rey. A medida reduziu os números finais, porém, projeta para uma nova edição, em 2025, com expectativas de superação de visitantes e negócios, além de novos investimentos para a estrutura do parque. Apesar da pausa, a média diária de visitantes se manteve em parâmetros das edições passadas.

As celebrações dos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), vão engrandecer a programação da 23ª edição da feira em 2025, que vai ocorrer entre os dias 25 e 28 de março. Até, o evento vitrine da agricultura familiar vai passar por avaliação e receber investimentos no parque.
Segundo o coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles, a estrutura do parque receberá investimentos, em especial na rede elétrica. “Tivemos dois dias de intenso calor e isso afetou também o fornecimento de energia. Este é um investimento que vamos iniciar nos próximos dias. A rede atual do parque não supre a demanda, e vamos iniciar um investimento significativo neste setor.”

Ao avaliar a edição deste ano e projetar a próxima, Dornelles afirma que a base da feira é a diversificação e isso seguirá sendo o foco. “Este é um espaço para conhecimento, voltado ao agricultor familiar. Desde a primeira edição a diversificação esteve no topo dos objetivos e para a próxima edição seguirá sendo uma prioridade. Queremos ampliar os debates e seminários sobre o assunto, além de oportunizar ao produtor acesso a novas tecnologias para o campo,” reforça.

MELHORIAS
O vice-presidente da Afubra, Romeu Schneider destacou durante coletiva de imprensa, que a proposta de construção de espaços fixos para expositores será ampliada. “Vamos conversar com os principais parceiros e apontar esta possibilidade. Isso porque, no temporal, os problemas foram registrados em estruturas móveis. As fixas não tiveram prejuízos. É um caminho e precisamos nos adaptar a um novo momento climático também,” destaca.

NÚMEROS
A 22ª Expoagro Afubra ocorreu de 19 a 22 de março, com a suspensão da programação na quinta-feira, 21. Foram três dias de feira, que contou com a presença de 154,5 mil visitantes, queda de 17%, se comparada a edição passada, que contou com quatro dias. Em negócios a 22ª Expoagro encerrou com R$ 310 milhões, queda de 10,7% frente ao ano passado. O Pavilhão da Agricultura Familiar encerrou com R$ 1.562.725,50, diminuição de 11,43%. A média de visitantes por dia na edição deste ano foi maior do que a passada, apontando que a feira poderia ultrapassar a marca recorde de 2023. A média por dia teve crescimento de 14,4%.

Olá Jornal