Expoagro Afubra inicia nesta terça-feira com destaque para a diversificação e inovação no campo

Olá Jornal
março18/ 2024

Começa nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 22 de março, a 22ª Expoagro Afubra 2024. O evento é organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e sediado no Parque de Exposições da entidade, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS. Nesta 22ª edição, serão mais de 500 expositores, destes, 216 agroindústrias familiares, espalhados em 35 hectares.

O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, lembra que, ao ser fundada, em 1955, um dos principais objetivos da Afubra era buscar formas para que os produtores de tabaco pudessem produzir os próprios alimentos e diversificar suas propriedades. “Com o tempo, passamos a desenvolver feiras e dias de campo sobre as mais diversas culturas, tanto para subsistência, como com foco na diversificação de renda. A feira entra neste contexto”, afirma Dornelles.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Expoagro Afubra está sendo finalizada pela equipe da Feira junto com patrocinadores, expositores e entidades ligadas ao agro. Ela pode ser conferida no site.

O Espaço de Inovação do Agro tem se consolidado na programação da Feira. Trata-se de um local que busca promover uma experiência focada em fomentar oportunidades de negócios e fortalecer o ecossistema local de inovação. Em 2024, a novidade será a Arena de Robótica, com a participação de escolas. Integram, ainda, a programação, apresentações de startups para o agro, ações de empreendedorismo, fóruns voltados à educação rural, informações e ações para levar tecnologia e inovações ao campo, entre outras atrações.

O tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, com 3.480 metros quadrados contará com 216 agroindústrias. Lá, o visitante encontrará produtos de origem animal (embutidos, queijos, lácteos e mel, entre outros), produtos de origem vegetal (pães, cucas, bolachas, geleias, chimiers, frutas cristalizadas e conservas), bebidas (licores, sucos, vinhos, espumantes e cachaças, além de artesanato rural, plantas e flores. A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Afubra, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar e Fetag-RS.

Uma novidade da 22ª Expoagro Afubra será a programação organizada para o Bosque Verde é Vida (atrás do Restaurante 2). As atividades serão desenvolvidas com escolas parceiras demonstrando as ações da Bolsa de Sementes. Já o Pavilhão da Bioenergia também terá atrações diferentes em 2024. Os visitantes da Expoagro Afubra vão poder conhecer as ações do Programa de Coleta de Óleo Saturado: como são as atividades da escola e como são tratados os resíduos.

Num momento em que, cada vez mais, se faz necessário a opção sustentável de energia, a Afubra Verde Energia Solar promoverá o Primeiro Workshop de Energias Renováveis. Nos lotes 273-A e 274-B haverá encontros com especialistas, apresentação de cases e demonstrações de produtos inovadores, abordando os temas de energia limpa, como a solar e fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde, além de explicações sobre carbono neutro e de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança).

Além disso, a feira contará com o Pavilhão dos Animais (equinos, bovinos, ovinos, caprinos e coelhos), compra de crédito, palestras, fóruns, seminários e oficinas sobre campo, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia.

CRÉDITO: AI Afubra

Olá Jornal