Expoagro Afubra 2023 inicia nesta terça-feira

Guilherme Siebeneichler
março20/ 2023

Às 8 horas desta terça-feira, 21 de março, abrem os portões da Expoagro Afubra 2023, em Rincão del Rey, Rio Pardo (RS). São 523 expositores instalados no parque de 35 hectares preparados para receber um público estimado em 180 mil pessoas. São agroindústrias, pavilhões e lavouras demonstrativas que terão a presença de técnicos e especialistas para mostrar ao público as novidades tecnológicas e sugestões para os mais diversos segmentos da produção rural. Além disso, a programação de palestras e fóruns foi elaborada para promover o debate sobre inovações para promover o desenvolvimento sustentável, especialmente das pequenas propriedades rurais.

Conforme o coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles, a feira tem crescido a cada edição, o que torna necessárias as melhorias constantes. O número de expositores subiu de 475 em 2022 para 523 e a área de exposições foi aumentada em quatro mil metros quadrados. “Desde a semana passada e durante o final de semana, a movimentação vem sendo grande no parque, que está ficando muito bonito”, anuncia. “Com o aumento no público e a presença de expositores, também melhoramos a infraestrutura, o estacionamento e os acessos; agora a entrada pode ocorrer tanto pelo BR-471 como pelos fundos do parque”, diz.

Sobre as atrações, Dornelles explica que foram elaboradas pensando na importância da inovação e da sustentabilidade da atividade rural, principalmente, das pequenas propriedades. “As mudanças são muito rápidas e as novas tecnologias devem ser colocadas a serviço do produtor rural”, salienta, lembrando que o Espaço de Inovação do Agro tem a função de aproximar o produtor rural das startups com soluções para o agro e tudo o que há de mais moderno.

No âmbito da sustentabilidade, a programação prevê fóruns, debates e palestras direcionados a promover discussões de temas relativos à produção rural. Além de especialistas nas áreas técnica e de meio ambiente, o coordenador geral da feira, comenta que diversos eventos trazem a participação de órgão governamentais e políticas públicas para encontros com municípios e produtores. “Aliás, a presença do grande número de lideranças e políticos é um reconhecimento e já indica a dimensão que a feira está alcançando”, diz o coordenador do evento.

PATROCINADORES

A 21ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro – Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Cresol; Prata – Banrisul, Massey Ferguson e Sicoob; Bronze – Jacto, Mor, Mondial Fertilizantes e Banco do Brasil. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Rio Pardo, Fetag/RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS), Emater-RS (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural), Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), Secretarias Estadual de Desenvolvimento Rural e Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

Programação

São 523 expositores, entre empresas, instituições e entidades. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. Fazem parte da programação também evento como o Seminário de Turismo Rural, o Fórum de Diversificação e o Dia do Arroz e exposições de animais, quintais orgânicos, hortaliças, a usina de biodiesel e a área florestal.

Acesse aqui a programação completa

Acesso alternativo

Foi criado um segundo acesso pela Estrada Velha e estacionamentos no lado leste do parque. A entrada pelo trevo da BR-471 continua igual. E o trajeto alternativo para quem trafega no sentido Santa Cruz do Sul – Rio Pardo, inicia à esquerda no km 152 da BR-471. Após 2,7 quilômetros de asfalto, é preciso dobrar à direita acessando a estrada de chão batido e andar 8,4 km até chegar ao portão. E quem segue pela BR-471 no sentido Rio Pardo – Santa Cruz do Sul deve dobrar à direita no km 163, andar 900 metros de asfalto e dobrar à esquerda, onde, após 2,3 km de estada de chão. Haverá sinalização nos entroncamentos para orientar os visitantes.

Guilherme Siebeneichler