Amprotabaco apresenta diretoria do biênio 2023-2024 

Olá Jornal
março20/ 2023

A cada dois anos, os prefeitos membros da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) se reúnem para assembleia de eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal da entidade. Nesta segunda-feira, 20 de março, o grupo definiu, em reunião híbrida realizada em Santa Cruz do Sul, a nova diretoria para a gestão 2023-2024. O momento também serviu para apreciação e aprovação das contas do último exercício.  

Fundada em 8 de novembro de 2013, a entidade passou a representar e defender os municípios produtores de tabaco em diversos fóruns. Guido Hoff, nomeado secretário executivo da entidade, Hoff, anunciou a nova diretoria aprovada por unanimidade pelos membros participantes e que será novamente liderada por Marcus Vinicius Pegoraro, prefeito de Canguçu (RS). 

Pegoraro falou sobre a oportunidade de representar a entidade por mais dois anos e elencou alguns dos desafios da próxima gestão. “Em um cenário de antagonismo diante da proximidade de mais uma Conferência das Partes (COP 10), da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), precisamos que os prefeitos sejam protagonistas na defesa da cadeia produtiva, enfatizando a importância econômica e social do produto para nossas comunidades. Para citar um exemplo, em 1997, antes do boom do tabaco em nosso município, o orçamento de Canguçu era de R$ 6 milhões. Hoje, já ultrapassa os 220 milhões em arrecadação de ICMS e vemos que é o pequeno produtor de tabaco que fortalece o comércio e investe em construção civil, ou seja, gera retornos para além do meio rural. Defender essa receita é nosso dever e a AmproTabaco tem esse papel de unirmos forças para fazer essa defesa com cada vez mais intensidade, verbalizando toda a transformação que essa cadeia produtiva faz nos municípios em que está inserida”, comentou o presidente da AmproTabaco reeleito. 

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, saudou os prefeitos e reforçou a importância da Associação, especialmente em ano de COP, momento em que a cadeia produtiva costuma ser fortemente atacada. “O trabalho da Amprotabaco será extremamente importante neste período que promete ser de muitos ataques ao setor do tabaco. A continuidade deste trabalho que é feito por prefeitos, de forma apolítica e visando exclusivamente a defesa de toda a cadeia produtiva, será de grande valia”, disse Schünke cumprimentando a nova diretoria. 

Benício Werner, presidente da Afubra, também se manifestou, ressaltando a importância da Amprotabaco no enfrentamento do movimento antitabaco. “Quando a Amprotabaco foi idealizada, ficamos muito satisfeitos porque ganhamos mais um aliado, com força política, na defesa da cadeia produtiva. As campanhas antitabagistas nos atingem diretamente e precisamos de outros interlocutores em Brasília que façam essa defesa de forma veemente, em favor dos produtores e dos trabalhadores nas indústrias”, ressaltou.  

AMPROTABACO [GESTÃO 2023-2024] 

DIRETORIA 

Presidente: prefeito Marcus Vinicius Müller Pegoraro (Canguçu/RS) 

Vice-presidentes: prefeito Jarbas da Rosa (Venâncio Aires/RS), prefeito Gervásio Maciel (Ituporanga/SC) e prefeito Abimael do Valle (São João do Triunfo/PR) 

Secretário: prefeito Rudinei Harter (São Lourenço do Sul/RS) 

Vice-secretário: prefeito Leandro Jasinski (Rio Azul/PR) 

Tesoureiro: prefeito Carlos Gustavo Schuch (Vale Verde/RS) 

Vice-tesoureiro: prefeito Paulo Gilberto Schmitt (Progresso/RS) 

CONSELHO FISCAL 

Prefeito Marciano Ravanello (Arroio do Tigre/RS), prefeito Gilson Adriano Becker (Vera Cruz/RS), prefeito Ivo de Lima Ferreira (Camaquã/RS), prefeito Maiquel Evandro Laureano Silva (Vale do Sol/RS), prefeito Rafael Neitzke Tambozi (Pouso Redondo/SC) e prefeito Lademir Fernando Arcari (Irineópolis/SC). 

Secretário executivo: Guido Hoff  

Assistente Administrativo: Isabel Menna Barreto de Almeida 

CRÉDITO: AI SindiTabaco

Olá Jornal