Executivo e Legislativo do RS se reúnem com embaixador do Brasil no Panamá em busca de estabelecer relações comerciais

Olá Jornal
fevereiro09/ 2024

O secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini (Podemos), e o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) se reúnem nesta sexta-feira, 09, com o embaixador do Brasil no Panamá, Carlos de Abreu e Silva. O objetivo é buscar estabelecer relações comerciais entre o estado e o país panamenho. O encontro de ocorrerá as 10h30min, horário local no Panamá, na Embaixada.

O deputado explica que existem oportunidades de estabelecer laços de parceria comercial com abertura de possibilidades para arroz, vinho, azeite de oliva, considerados produtos premium e agricultura familiar através de queijos, mel e embutidos.

“O mercado consumidor panamenho tem várias semelhanças de hábitos com o brasileiro, contudo, faltam produtos elementares na prateleiras nas principais redes de mercados do país”, explica Almeida que fez visitas as principais redes.

Segundo o parlamentar, não existe azeite de oliva extra virgem no comércio regular do Panamá. “Há ainda uma grande deficiência de queijos e embutidos nas gôndolas de supermercados. O agro do RS com produtos de alta qualidade e baixo preço pode ser um aliado na elevação do perfil de deste país,” afirma.

O secretário Santini afirma que as agroindústrias familiares apresentam a cada evento produtos de muita qualidade e que a busca por novos mercados é um dos objetivos da SDR. “Nosso objetivo é expandir esse mercado para além do Rio Grande do Sul e, se possível, para outros países”, pontua.

Olá Jornal