Estado conta com duas orquestras de câmara em atividade e uma é a da Unisc

Olá Jornal
agosto24/ 2022

Nos últimos seis anos as universidades país afora enfrentam dificuldades na manutenção de atividades e cursos. Na região este cenário exigiu mudanças e reestruturação. Muitas instituições realizam cortes em projetos, em especial os ligados à cultura. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) se garantiu a manutenção do grupo instrumental, alterando o formato e passando para Orquestra de Câmara da Unisc.

O grupo é formado por 15 profissionais, sendo um maestro e outros 14 instrumentistas. Ao lado da Ospa, principal do Rio Grande do Sul, a Unisc mantém duas orquestras de câmara em atividade no estado atualmente.

As Orquestras de Câmara envolvem instrumentos de cordas e concentram menos músicos. Atualmente a Unisc possui os integrantes profissionais, diferente do início do grupo, em 2005, quando se chamava Orquestra Jovem. Naquele período eram envolvidos alunos e estudantes de música.

O professor Célio Elgert, que mora em Venâncio Aires, atua na Orquestra da Unisc. Na Viola de Arco acompanha o grupo de instrumentistas há 16 anos. Para ele, a manutenção das atividades é uma forma de mostrar a futuros músicos e outras instituições, formas de promover a cultura em tempos de dificuldade.

“É uma importância muito grande, visto às dificuldades de outras orquestras manterem atividades. Isso mostra o papel de gerenciamento correto, com profissionalismo. Mostra um caminho para futuras gerações de que é possível manter estruturas deste tipo e promover a cultura e a arte,” destaca.
Atualmente existem outras orquestras em atividade no estado, entretanto, ou são consideradas de grupos escolares, quando os integrantes são estudantes, e as temporárias, quando os músicos são pagos por espetáculo realizado.

ANIVERSÁRIO
A Orquestra de Câmara da Unisc realiza concerto em Venâncio Aires nesta quarta-feira, 24, na Igreja Evangélica Luterana, no centro da cidade. A programação inicia às 20h e tem entrada gratuita. A realização de apresentações em igrejas faz parte das orquestras ao longo da história. “São locais que tradicionalmente recebiam concertos musicais. Possuem acústica especial e conforto para quem acompanha. Por isso a Orquestra da Unisc realiza suas turnês nestes locais,” comenta Elgert.

A orquestra, que tem a regência do maestro Leandro Schaefer, vai apresentar a Serenata de Tchaikovsky e a Sonata de Carlos Gomes. A apresentação em Venâncio Aires também marca os 17 anos de fundação da orquestra, comemorados no dia 25 de agosto.

Olá Jornal