Escolas entram na reta final do ano letivo em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
dezembro14/ 2016

As aguardadas férias escolares estão próximas em Venâncio Aires. As redes de ensino no município já estão na reta final das aulas, onde milhares de estudantes entram em recesso. No caso das escolas municipais de ensino fundamental, o último dia previsto no calendário é 21 de dezembro, onde a maioria termina o ano, com algumas situações também nos dias 19 e 20.

São aproximadamente 3,2 mil alunos nas Emefs neste ano e que tem o início do ano letivo marcado para 20 de fevereiro. Já nos educandários infantis o secretário de Educação, Emerson Henrique informou que o recesso ocorre de 26 à 30 de dezembro, mais as férias em janeiro, com retorno no mês de fevereiro.

Na rede estadual, o calendário prevê muitas escolas com aulas até a sexta-feira, 16, no entanto conforme o transcorrer do ano, outras estarão com atividades até a próxima semana. O começo das aulas em 2017 também é variável nas unidades do estado, sendo em alguns casos 20 de fevereiro, outros em 6 de março.

REDE PRIVADA
Já em colégios particulares, quem concluiu o ano letivo foram o Oliveira Castilhos (cerca de 340 estudantes), no último dia 9 e o Bom Jesus na terça-feira, 13, que voltará em 13 de fevereiro. No caso do Oliveira, as aulas curriculares iniciam em 20 de fevereiro.

Antes disso, porém, ocorre o projeto de férias de 2 de janeiro até às vésperas de recomeço dos dias letivos. No Colégio Gaspar Silveira Martins, com aproximadamente 330 alunos, as aulas prosseguem até 19 de fevereiro e a volta será em 20 de fevereiro.

No município e região também entram em férias as instituições de ensino superior. O campus da Uninter em Venâncio Aires, que soma 862 estudantes, terá recesso do dia 20 de dezembro até 15 de janeiro.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai voltar ao semestre letivo de 2017 em 20 de fevereiro. Nesta retal final, estudantes com exames têm aulas até 22 de fevereiro, para os demais, as atividades encerram nesta semana.

Já na Univates, em Lajeado, o término do segundo semestre letivo dos cursos de Graduação, Sequencial e Técnicos é 21 de dezembro e a retomada das aulas é em 16 de fevereiro. Em Venâncio ainda é reta final
de ano para os alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

As aulas vão até a sexta-feira, 16 de dezembro, mas nesta semana envolve alunos em recuperação. Já a retomada está agendada para 8 de fevereiro (quarta-feira). Hoje são cerca de 480 estudantes no campus da Capital do Chimarrão.

Janine Niedermeyer