Diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos será nesta quinta-feira

Guilherme Siebeneichler
dezembro14/ 2016

Ocorre nesta quinta-feira, 15, a diplomação dos candidatos eleitos no último pleito municipal. A Justiça Eleitoral realiza o ato na Câmara de Vereadores, de forma conjunta para os municípios que compõe a 93ª Zona Eleitoral. O ato inicia às 15h e reunirá cerca de 150 pessoas.

Segundo o Código Eleitoral, no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal. Ainda neste mês a Justiça Eleitoral julgou as contas dos candidatos eleitos. Todas foram aprovadas, com ressalvas em alguns casos.

POSSE
Já a posse ocorre no dia 1º de janeiro de 2017. Esta solenidade cabe a Câmara de Vereadores de cada município. De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Venâncio Aires, a posse é realizada por uma Mesa Provisória que deve ser formada em sessão preparatória até o dia 20 de dezembro, sob a Presidência do mais votado, na sala do Plenário, às 19h. Este grupo terá a responsabilidade de ultimar as providências a serem seguidas na Sessão de Instalação da Legislatura. Gilberto Santos (PTB) foi o vereador mais votado com 1.899 votos e será o responsável pelos encaminhamentos.

Santos também irá presidir o primeiro ano do Legislativo Municipal. Em acordo com os partidos, a próxima mesa diretora terá como vice-presidente a vereadora do PSB, Sandra Wagner, que presidirá o Parlamento Municipal em 2018.

Guilherme Siebeneichler