Escola Mariante terá turno integral para alunos do Ensino Médio a partir deste ano

Olá Jornal
janeiro30/ 2024

O Governo do Rio Grande do Sul estabeleceu como meta contar com 50% das escolas estaduais com Ensino Médio oferecendo a modalidade integral de educação até 2025. Em Venâncio Aires já neste ano letivo a Escola Mariante deverá iniciar a oferta para alunos do 1º Ano do Ensino Médio. No próximo ano a oferta será ampliada para as demais turmas.

Outras duas escolas de Venâncio Aires, a Crescer e Wolfram Metzler, que já contam com ensino integral para alunos do Ensino Fundamental, também foram incluídas na possibilidade de investimento para ampliar aos alunos do Ensino Médio. Porém, segundo a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE), não teve a proposta aprovada pela comunidade escolar. A decisão foi lamentada pelo coordenador, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho.

“Num primeiro momento, foi consultada a comunidade escolar do Crescer, juntamente com seus professores, feita uma assembleia, e a direção nos deu o retorno, que a gente lamenta muito, muito mesmo, foi que a comunidade optou por não ter o ensino médio no tempo integral […]. E o Wolfram também, já em anos anteriores, se procurou fazer uma consulta, foi o mesmo retorno, que a comunidade não quis o tempo integral. A gente tem que respeitar o desejo da comunidade escolar, embora a gente lamenta muito, mas no ensino fundamental, nas duas escolas, segue a modalidade integral,” comenta.

A Escola Mariante retoma as atividades letivas com a nova modalidade para alunos do Ensino Médio, a partir do dia 19 de fevereiro. “A implantação será gradativa. Ela vai iniciar com o primeiro ano do ensino médio. A partir de 2025 será o primeiro e o segundo anos do Ensino Médio. Já em 2026 será até o terceiro ano,” destaca Chiquinho.

Em 2022, somente 1% das escolas estaduais tinham Ensino Médio em tempo integral. Em 2023, com 85 instituições ofertando, o percentual passou para 10%. Para 2024, com 94 unidades aderindo à modalidade, serão 205 instituições de ensino e 18% da rede.

Olá Jornal