Em um ano venâncio-airenses vão às urnas para eleger governantes municipais e vereadores

Olá Jornal
outubro06/ 2023

Após uma eleição municipal histórica, em meio a pandemia do século, os brasileiros escolhem no dia 06 de outubro de 2024 prefeito, vice e vereadores. Até setembro deste ano, estavam aptos a votar em Venâncio Aires 52.593 eleitores. O número ainda pode ser atualizado, e atualmente representa queda de 1,72% frente a- disputa eleitoral de 2020, quando na Capital do Chimarrão estavam registrados 53.514 eleitores.

Aprovada na Câmara dos Deputados, a minirreforma que altera pontos do sistema eleitoral não avançou em tempo no Senado. Para vigorar no ano que vem, a proposta precisava do aval dos senadores e sanção do presidente da República até essa sexta-feira, 06.

Com ou sem reforma, é certo que haverá inovações, em razão de normas a provadas anteriormente e que passarão a vigorar no próximo pleito. A principal delas é a estreia das federações partidárias nas eleições municipais. Concebidas em 2021 como forma de unir siglas com semelhança ideológica e salvar da extinção os partidos pequenos, as federações têm abrangência em todo o país. Entre outras regras, impõem que os partidos lancem uma candidatura única a prefeito, formem a mesma chapa para vereador e sigam unidos depois da eleição.

Outra novidade confirmada é a redução do número de candidatos a vereador. Em 2020, cada partido poderia lançar até 150% de candidatos do número de vagas em disputa. Agora, esse percentual chega a 100%. No caso de Venâncio, eram até 37 candidatos, agora serão 30 por partido, para disputar as 15 cadeiras da Câmara de Vereadores.

CENÁRIO LOCAL
Em Venâncio Aires os partidos já se movimentam para lançar nomes e possibilidades para o pleito do próximo ano. Jarbas da Rosa (PDT), atual prefeito, deve buscar a reeleição. Giovane Wickert (PSB), também manifestou o interesse em concorrer novamente para buscar a Prefeitura. O Partido Progressistas, discute o cenário para avaliar nomes na disputa. A sigla tem o empresário Maciel Marasca, como presidente.
O PL, sinalizou o nome de Alexandre Wickert, como possível candidato. Já o Partido dos Trabalhadores, se reúne na sexta-feira, 06, para avaliar as eleições municipais e o fortalecimento da sigla no município.

Olá Jornal