Em sete anos municípios membros do Cisvale projetam rumos mais sustentáveis

Olá Jornal
novembro01/ 2023

O Consórcio de Serviços do Vale do Rio Pardo (Civale), lançou na sexta-feira, 27, o Plano de Sustentabilidade 2030. Ao longo dos próximos sete anos, os municípios membros do grupo, pretendem evoluir nas medidas ambientais. Entram no pacote a evolução nos planos de resíduos sólidos e tratamento de esgoto. Para o presidente do Cisvale, prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB), o pacote de medidas é fundamental para o futuro sustentável das cidades.

“São 30 projetos que iremos trabalhar nos próximos sete anos. São projetos que em alguns municípios já são desenvolvidos pontualmente e a nossa ideia é estar, fazendo um apanhado desses projetos, desenvolvendo a parte de conscientização, de educação ambiental e que nós possamos estar ampliando as ações e desenvolvendo a nível regional. Essa ação é para que nós possamos otimizar desta forma e, efetivamente, conseguir alcançar os objetivos dessa preservação ambiental, de melhorar a educação ambiental e de estar fazendo as ações a nível regional, criarem corpo e, efetivamente, resultados,” explica.
Ao longo dos últimos oito anos o Cisvale tem discutido medidas para reduzir os impactos dos resíduos sólidos, com a criação de um aterro regional. Conforme Becker, o projeto segue em debate, porém com possibilidades novas para a gestão dos resíduos dos municípios.

“O Cisvale é o único consórcio que foi o único consórcio na região que habilitou um edital a nível do BNDES, Caixa Econômica Federal, de fazer agora, atualizar um estudo de qual a melhor alternativa porque novas tecnologias estão surgindo. Lá naquele levantamento inicial, alguns anos atrás, se pensou em Aterro Regional, hoje já tem outras tecnologias, outras formas de estar trabalhando a questão dos resíduos. Então, com esse planejamento que está sendo realizado através deste edital, para que nós possamos definir qual é a alternativa mais viável hoje para a destinação dos resíduos sólidos,” revela.

Olá Jornal