Diferente dos resultados do país, em que houve crescimento nos destinos das exportações, Venâncio Aires perdeu parceiros comerciais em 2023, pelo menos até maio. No período, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, as mercadorias a partir da Capital do Chimarrão tiveram 64 países como destino. O número é o menor verificado desde 2017.
Entre 2021 e 2022, no mesmo período, os negócios a partir do município tiveram crescimento no número de países destino. Totalizaram 74 parceiros comerciais ao redor do globo. O fluxo teve alterações, em especial no último ano, por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia. Os embarques para outras nações, em especial de tabaco, registraram aumento, nos países vizinhos a zona de conflito.
Venâncio Aires já negociou com o mercado internacional, mais de US$ 401,4 milhões, com e 78,04 mil toneladas embarcadas. Mais de 96% dos negócios envolvem tabaco. O principal parceiro comercial das empresas instaladas na cidade é a China. Com o país foram mais de US$ 197,2 milhões em negócios, envolvendo 26,07 mil toneladas embarcadas.