Deputado Edivilson Brum instala Frente Parlamentar em defesa da aviação agrícola na Assembleia Legislativa

Olá Jornal
março27/ 2024

A Assembleia Legislativa passa a contar com uma Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Agrícola. Proposta pelo deputado Edivilson Brum (MDB) a instalação ocorreu na última sexta-feira, 22, durante audiência pública realizada na 22ª Expoagro Afubra.

O ato contou com a participação dos deputados Elton Weber (PSB) e Pedro Pereira (PSDB), além de representantes do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), da secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, da patrulha Ambiental da Brigada Militar, da Afubra e demais lideranças relacionadas ao tema.

Segundo o deputado Edivilson, o objetivo é desmistificar o uso desta tecnologia e evitar a proibição em solo gaúcho, cuja proposta tramita na Assembleia Legislativa. “A aviação agrícola sofre um preconceito muito grande aqui no estado do Rio Grande do Sul, muitas vezes por desconhecimento, por desinformação, ou por uma questão, infelizmente, ideológica. Nós temos uma preocupação, porque está também tramitando na Assembleia Legislativa, e eu sou relator, um projeto de lei do deputado Adão Pretto Filho, que proíbe a aviação agrícola aqui no Rio Grande do Sul e nós não concordamos com isso”, afirma.

O parlamentar cita que exemplos passados de proibição não foram positivos. “O Ceará proibiu e o PIB do Ceará, especialmente relacionado à fruta, a banana, por exemplo, depois que proibiu, só por causa disso, decresceu 5,1% dentro do percentual do PIB, ou seja, isso é muito grave. Em 2030 e 2050, nós teremos mais de 9 bilhões de pessoas e nós temos que produzir alimentos com segurança alimentar e com tecnologia de forma autossustentável, obviamente, e falando em autossustentabilidade, a questão da preservação do meio ambiente”.

IMPORTÂNCIA
O diretor executivo da Sindag, Gabriel Colle, um dos painelistas da audiência pública, considera o fato de a aviação agrícola ter iniciado no RS, como exemplo da relevância desta tecnologia para o estado. Ele cita que hoje há 420 aviões no estado o que representa quase 20% de todo o Brasil. Além disso, atualmente 70% do arroz produzido no Brasil é produzido pelo RS e destes 99,9% utilizam aviação agrícola.
“A relevância do setor é muito grande e um projeto que quer restringir ou proibir a atividade é um desastre econômico para o Rio Grande do Sul com certeza, por isso nossa preocupação de proteger o produtor rural”, avalia Colle.

Olá Jornal