Defensoria Pública cobra retorno dos atendimentos pediátricos no Hospital São Sebastião Mártir

Olá Jornal
maio23/ 2023

A regional de Venâncio Aires da Defensoria Pública encaminhou uma recomendação extrajudicial ao Governo Municipal e direção do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para a retomada dos atendimentos pediátricos no plantão da casa de saúde. Assinam o documento os defensores públicos Luciana Artus Schneider e Renan Angeli.

O órgão tem recebido relatos de famílias que não tiveram atendimento no hospital venâncio-airense, ou foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento. Desde o ano passado os serviços de pediatria no plantão foram suspensos. Com isso, famílias têm buscado atendimento por meio de convênios em cidades vizinhas.

A recomendação da Defensoria Pública ocorre também por conta do aumento de casos de doenças respiratórias por conta das mudanças de temperatura, acarretando em crescimento da demanda por serviços do tipo.

Ainda no fim da tarde desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Venâncio Aires emitiu nota oficial sobre a situação, e destacou que a recomendação do órgão de defesa se soma aos esforços públicos para garantir o serviço no município. Além disso, o Governo Municipal destaca ter recursos para garantir os serviços de atendimento pediátrico. “Esse é um assunto que preocupa o governo municipal há meses e pauta, inclusive, de sucessivas reuniões e movimentos junto à direção hospitalar, Unimed e corpo clínico,” destaca a nota.

O Hospital São Sebastião Mártir ainda não se manifestou sobre a recomendação extraoficial da Defensoria Pública. A casa de saúde apontava falta de profissionais para contratação, o que resultou a dificuldade de escalas e ampliação dos serviços no pronto atendimento.

CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA DE VENÂNCIO:

A Administração Municipal corrobora com a manifestação extrajudicial da Defensora Pública para reativação do plantão pediátrico junto ao Hospital São Sebastião Mártir.
Esse é um assunto que preocupa o governo municipal há meses e pauta, inclusive, de sucessivas reuniões e movimentos junto à direção hospitalar, Unimed e corpo clínico.
O Município de Venâncio Aires volta a afirmar que não é por falta de recursos financeiros ou de interesse nosso que o serviço foi desativado junto ao Hospital.
Além de permitir que plantonistas pediátricos do SUS atendessem pela Unimed, a Prefeitura ofereceu aporte financeiro para implantação de Plantão Pediátrico junto à UPA e ainda não recebeu retorno da oferta por parte do Hospital.
Enquanto levamos em consideração a falta generalizada de profissionais pediatras no mercado e as dificuldades em fechar escalas, entendemos que os profissionais hoje habilitados junto ao HSSM devem atender a todos os casos pediátricos que surgirem.
Por fim, a manifestação da representante da Defensoria Pública nos motiva a ampliar o debate para além do âmbito administrativo. Não estamos mais sozinhos na busca por uma solução para essa situação.

Olá Jornal