Cuidador de Idosos e Suporte Básico de Vida são os novos cursos profissionalizantes da Unisc de Venâncio Aires

Olá Jornal
agosto28/ 2023

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para dois novos cursos profissionalizantes no campus de Venâncio Aires. “Profissional de cuidador de idosos” e “Suporte Básico à Vida (SBV)” ocorrem no mês de setembro com carga horária de 20 e 8 horas, respectivamente.

Cuidador de Idosos segue com as inscrições abertas até o próximo dia 8. As aulas ocorrem de 11 a 15 de setembro, das 18h30min às 22h30min, no Laboratório de Enfermagem do campus de Venâncio Aires. Na programação: Envelhecimento, Relação cuidador-cuidado, Cuidados de enfermagem e Técnicas de enfermagem.

No SBV, as inscrições seguem até o próximo dia 14. A aula será no dia 16 de setembro, das 18h30min às 22h30, no Laboratório de Enfermagem do campus da Unisc de Venâncio Aires. Na programação da manhã: Avaliação Primária; Chamar por Ajuda; Posição Lateral de Segurança; Reconhecimento de Sinais de Emergência; Primeiros Socorros Básicos. À tarde, Primeiros Socorros Básicos; Cuidados para Crianças e Bebês; Uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA); Desobstrução das Vias Aéreas; RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). 

As inscrições podem ser feitas pelo site unisc.br, na aba Ensino, em seguida, Cursos Técnicos – Cepru. Mais informações na Secretaria do campus de Venâncio Aires, ou pelo telefone (51) 3717-6821, ou pelo e-mail [email protected] ou [email protected].

Os cursos

O curso de Cuidador de Idosos é destinado a formar profissionais que atuam ou têm vontade de atuar na área da geriatria, promovendo um olhar humanizado com qualificação profissional que permita nortear novos horizontes baseados na prestação de uma assistência digna e com máximo profissionalismo. O envelhecimento da população é uma realidade norteadora, sendo assim o curso vai ensinar o profissional a prestar um cuidado de qualidade ao idoso, em nível de excelência que contemple aspectos físicos e mentais em diversos graus de dependências. O aluno será instrumentalizado quanto ao universo do envelhecimento, para que obtenha uma formação global do idoso e seu contexto, incluindo os aspectos biológicos, psíquicos e sociais, para que forneça aos idosos uma qualidade na assistência recebida com aprendizado teórico e prático voltado ao cuidado integral.

Já o curso de Suporte Básico de Vida (SBV) é um programa de treinamento projetado para ensinar habilidades essenciais que podem ser usadas para salvar vidas em situações de emergência médica. O objetivo principal do curso é fornecer conhecimentos e técnicas básicas para responder eficazmente a situações críticas, como parada cardíaca, falta de respiração e outras emergências que ameaçam a vida. Este curso oferece uma abordagem interdisciplinar ao primeiro atendimento de emergência à vítima fora do âmbito hospitalar, sendo projetado para todos os profissionais de saúde que trabalham no ambiente pré-hospitalar, como socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e terapeutas respiratórios e membros da sociedade civil, fornecendo o conhecimento e as habilidades necessárias para tratar de forma dinâmica diversos eventos de urgência e emergência, bem como lesões traumáticas e demais. 

CRÉDITO: AI UNISC

Olá Jornal