Crianças são protagonistas no novo livro do venâncio-airense Gean Paulo Naue

Olá Jornal
março01/ 2023

As crianças são protagonistas nos onze contos do novo livro de Gean Paulo Naue. A obra intitulada de Menores que o céu, está com a pré-venda aberta. As histórias curtas do livro acompanham trechos da infância de meninos e meninas, na faixa dos seis aos doze anos, que se veem diante de situações complexas. Nas histórias, essas crianças precisam lidar com perdas e ganhos que mesmo na vida adulta são difíceis, como explica o autor.

“Eu quis dar a entender que a própria vida, muitas vezes, força as crianças a deixarem de ser infantis e pede delas decisões muito maduras. O fio condutor dos contos são as atitudes das crianças. Mesmo vistas como ‘inexperientes’, elas têm os melhores entendimentos de tudo enquanto vivem em um mundo feito por adultos e para os adultos”, destaca.

Com narrativas ficcionais realistas e fantásticas, o autor venâncio-airense toca em pautas sensíveis, como o bullying na época da escola, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade, o abandono de menores e a descoberta de configurações de uma vida adulta. Gean explica um pouco mais sobre a escolha pelos assuntos abordados.

“Menores que o céu tem pautas cruéis, elas sempre precisam e merecem receber luz na literatura para criar senso de empatia entre nós. Mas os leitores vão encontrar beleza nas narrativas, também. Como todas as histórias se passam em ambientes rurais, existem muitas imagens contando as histórias: o rio, a ponte abandonada, as árvores, as estradas de terra, a pequena escola, as lavouras e, é claro, os animais, vistos pela maioria dos adultos como tão menores quanto as próprias crianças. E é importante dizer que mesmo com crianças protagonistas, Menores que o céu, não é um livro voltado para o público infantil”.

Gean Paulo Naue, começou a escrever o livro em 2020, enquanto participava da Oficina de Criação Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2021, o livro ganhou ainda mais forma e no meio de 2022, sua escrita foi finalizada, dando início a outros processos de editoração, como leituras críticas e revisões gramaticais.

O livro será lançado neste ano pela Editora Urutau de São Paulo, e os leitores que querem adquirir a obra podem comprá-lo pela pré-venda online. A pré-venda segue disponível até 10 de março. O livro no formato digital custa R$ 30, enquanto a versão física da obra está sendo comercializada por R$ 52, já com o frete incluso. A pré-venda acontece no modo “financiamento coletivo” pelo site: benfeitoria.com/projeto/menores.

Olá Jornal