Corsan confirma ressarcimento de clientes e medidas para evitar interrupções de abastecimento

Olá Jornal
julho20/ 2022

A crise no abastecimento de água da Corsan, vivida no município no fim de junho, não deve se repetir na cidade. Pelo menos, esta é a promessa dos gestores da empresa, que apresentaram planos e medidas para evitar interrupções no tratamento e abastecimento de água na Capital do Chimarrão. As informações foram repassadas à população e vereadores de Venâncio Aires durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 18. O superintendente da região Central da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein e o gerente local da empresa, Ilmor Dörr, ocuparam a tribuna do Parlamento Municipal, após convocação dos vereadores.

Entre os dias 24 e 27 de junho a área urbana enfrentou desabastecimento de água, ocasionado por falhas nas bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA). Na oportunidade, segundo Epstein, os equipamentos principais e de backup falharam. Para evitar que a situação se repita, um terceiro equipamento está instalado. “Tivemos um fato bem relevante, de abastecimento, não existe possibilidade dele se repetir. Estamos reforçando as estruturas para melhorar a capacidade de abastecimento. Já foi aprimorado o nosso trabalho de suporte e um terceiro de backup foi instalado,” destaca.

Outra melhoria em andamento busca garantir o monitoramento remoto dos equipamentos de captação e tratamento de água.

RESSARCIMENTO
Os representantes da Corsan confirmaram que os clientes da companhia serão ressarcidos pelo período de não abastecimento. “Aqueles clientes que foram prejudicados terão o ressarcimento, nos próximos ciclos de cobrança. Já foi comunicada à Agergs,” explica o superintendente.

Ao longo da história de serviços prestados pela Corsan no Município, a pane vivida em junho é considerada um caso excepcional. “Nunca tivemos um episódio deste tipo no município e trabalhamos para que não ocorra novamente desta forma,” comenta.

Os primeiros moradores a terem compensações por falta de abastecimento serão os dos bairros da parte alta do município.

INVESTIMENTOS
A estatal também prepara investimentos pontuais para o período de verão, quando bairros em pontos mais altos e mais afastados do centro registram falhas no abastecimento. Entre as ações estão a operação de um novo poço de captação, na Vila Tata, a construção de um novo reservatório no bairro Bela Vista, e a implantação de um novo reservatório no bairro Leopoldina. Este depende de uma área na localidade, que está em tratativa com a Prefeitura.

Olá Jornal