Cooperativas da região apresentam demandas para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural

Olá Jornal
abril05/ 2023

As cooperativas da região levam suas demandas até o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. Entre elas a descentralização das chamadas públicas e o aumento de recursos para os programas de aquisição de alimentos por parte do estado. O grupo foi recebido pelo secretário no gabinete da pasta montado na Expoagro Afubra, entre os dias 21 e 24 de março. O objetivo do espaço era aproximar a secretaria dos agricultores e foi o que aconteceu.

Para a vice-presidente da Cooperativa de produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes, o momento foi uma oportunidade única de levar as dificuldades ao conhecimento de quem pode resolvê-las. “A gente conseguiu levar algumas demandas para ele porque muitas coisas quem está lá no gabinete não tem a realidade que nós vivenciamos a cada dia, nossas dificuldades. Uma delas foi a negociação regional com a Susepe que para nós seria um caminho mais curto porque hoje uma chamada levou um ano e meio desde que entramos até que conseguimos fazer a entrega isso para nós como cooperativa nos tranca muito”, explica.

A deputada estadual Kelly Moraes (PL) acompanhou o encontro. Ela juntamente com o deputado federal Marcelo Moraes (PL) repassaram R$ 477 mil em emendas para construção de um pavilhão para a Cooprova. “Quero agradecer ao secretário Santini que representou o governo do estado. Para nós é importante o governo estar presente aqui e para as cooperativas, principalmente a maioria tocada por mulheres. É um trabalho que a gente acompanha há muitos anos atuando com valores e na medida do possível tem que trazer a demanda lá da ponta”.

ENCAMINHAMENTO
O secretário ouviu atentamente os coo+perados e garantiu encaminhamento das demandas. Lembrou que o governador Eduardo Leite já garantiu o aumento de recursos para aquisição de alimentos da merenda escolar. A ideia é aplicar 30% dos recursos estaduais no setor, assim como já ocorre nos recursos federais. “O governador tem nos determinado já que no plano de governo e no discurso de posse o aumento dos recursos aplicados na compra dos produtos da agricultura familiar e o PNAE [Programa Nacional de Aquisição de Alimentos] é um dos grandes consumidores desse tipo de produtos, além daqueles outros como da segurança pública que abastecem a Susepe e da área da saúde”.

Santini explica que a regionalização das chamadas, solicitada pelas cooperativas, permitiria a desburocratização do processo pois hoje todo a documentação é exigida em cada escola. “Ficaria concentrado nas regionais então um cadastro e a regional faria depois a distribuição desses alimentos para cada escola mas já com cadastro inicial realizado pela regional. Facilitaria muito o processo tanto de quem está na ponta recebendo como de quem está entregando”, afirma o secretário.

Olá Jornal