Cooperativa Escolar Verde Vale completa um ano de atividades

Guilherme Siebeneichler
outubro25/ 2017

O dia 20 de outubro é muito importante para a comunidade de Monte Alegre, no interior de Vale Verde. A data marca a fundação da Cooperativa Escolar Verde Vale, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nero Pereira de Freitas, que comemorou um ano de atividades. Durante toda a última sexta-feira, 20, diversas ações evidenciaram o aniversário da cooperativa escolar, que é uma das iniciativas incentivadas pela Sicredi Vale do Rio Pardo, por intermédio do Programa A União Faz a Vida (PUFV). “A cooperativa escolar é um orgulho para nós. Queremos incentivar mais escolas a aderirem a esta ideia”, ressaltou o vice-presidente da Sicredi VRP, Pedro Thessing.

A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades, convidados, lideranças da Sicredi Vale do Rio Pardo, como o gerente da Agência do Sicredi em Vale Verde, Fabiano Rodrigo Linch, professores e alunos das escolas sedes das cooperativas escolares na abrangência da instituição financeira. A diretora da Emef Nero Pereira de Freitas, Priscila Macedo de Campos, e a vice Maristela Haupt Eisenberger, falaram sobre a importância da comemoração. “Um dia muito importante para escola e para a cooperativa. A palavra hoje é gratidão”, destacou Maristela.

O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, falou sobre as comemorações dos 21 anos do município e parabenizou a cooperativa escolar que auxilia para melhorar a escola e a família. A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Rovena Dettenborn, também prestigiou o momento. A comemoração ainda foi marcada pela apresentação da Banda da Escola Nero Pereira de Freitas, pela exposição de cada cooperativa escolar presente, e por oficinas, que aconteceram no turno da tarde, em que cada cooperadora mostrou seu processo de produção.

VERDE VALE

A Cooperativa Escolar Verde Vale conta com a participação de 41 estudantes do 6º ao 9º ano. Os objetos de aprendizagem são rapaduras, horta escolar e sabão sustentável. “Hoje é dia de recordar quanta coisa aconteceu. Que possamos sempre colaborar e cooperar”, disse a presidente da cooperativa, a estudante Thauane Dorneles Porto. Na ocasião, ela recebeu da Sicredi Vale do Rio Pardo um certificado de membro do Sistema Ocergs-Sescoop, órgão de registro, cadastro e certificação das cooperativas gaúchas. “A partir deste registro, a Verde Vale é reconhecida oficialmente como uma cooperativa”, explicou a coordenadora do Programa A União Faz a Vida na Sicredi Vale do Rio Pardo, Fabiana Bartholomay.

COOPERATIVAS

O projeto Cooperativas Escolares é um modelo de aprendizagem do espírito cooperativista, com o olhar para a liderança e o protagonismo juvenil. A Sicredi Vale do Rio Pardo auxiliou na fundação das cooperativas escolares Brotando da Terra, da Emef Guararapes, de Linha Almeida, Sinimbu; e da Semeando Sonhos, da Emef Maurício Cardoso, de Linha Pinhal, em Herveiras. No dia 1º de dezembro mais duas serão fundadas em Passo do Sobrado, a Sol do Amanhã, da Emef Francisco Antônio de Borba Filho, da localidade de Taquari Mirim; e a Feito a Mãos, da Emef José de Anchieta, de Potreiro Grande.

Guilherme Siebeneichler