Confederação Nacional dos Municípios defende investimentos para prevenção de eventos climáticos

Olá Jornal
fevereiro17/ 2024

O ano eleitoral promete promover debates intensos nos municípios, em especial para a gestão orçamentária das Prefeituras. Mas além deste debate, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), espera garantir espaço nos debates para a prevenção de eventos climáticos. A defesa da pauta é do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, que destaca a necessidade de recursos para investimentos em equipamentos e a estruturação da Defesa Civil nos municípios.

A liderança dos municípios destaca que apesar do país contar com um fundo para eventos climáticos, criado ainda na década de 1960, não foram repassados recursos para prevenir desastres como os ocorridos no ano passado na região. “A prevenção nos municípios é zero. Posso afirmar que toda execução tem um fundo criado em 1969 para fazer prevenção a desastres da natureza. Sabe quanto de dinheiro em todos esses 50 e tantos anos foi repassado? Nenhum centavo. É um tema importantíssimo que vai ser muito debatido e nós temos maior interesse no debate sobre a prevenção dos eventos climáticos,” afirma.

Ziulkoski acompanhou a posse do presidente da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 31. Adolfo Brito assumiu a presidência até janeiro de 2025. A pauta do ano no Parlamento Gaúcho será a segurança hídrica. O assunto também foi enaltecido pelo presidente da CNM.

PAUTAS
Além das eleições municipais, o gestor destaca que as leis de regramento da Reforma Tributária deverão ser amplamente discutidas com os gestores públicos. “Vamos discutir a execução da reforma aprovada. Os pontos onde há dúvidas, em especial sobre o imposto na origem, quem recebe e quando recebe. A nossa marcha vai ser dia 23, 24 de maio, é um tema que está pegando agora, porque até agora foi só a lei constitucional,” conclui Ziulkoski.

Olá Jornal