Comerciários aceitam proposta do Sindilojas para horários de fim de ano

Olá Jornal
outubro28/ 2022

 O Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul aceitou a proposta para o acordo coletivo quanto aos dias e horários de trabalho durante o período de Natal no varejo da reunião. Com o aceno positivo à oferta patronal, o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), irá formalizar os acordos, concluindo o processo. Foram mantidos o horário noturno até as 22 horas e o atendimento na véspera do Natal até as 17 horas.

Conforme a gestora e assessora jurídica, Adriane Borba Karsburg, a proposta inicial, encaminhada pelos comerciários previa diferença nos horários de atendimento. “No domingo, 18 de dezembro, o comércio iria trabalhar das 16 às 21 horas e depois do dia 19 ao dia 23, até o horário das 21 horas. Nas vésperas de Natal e Ano Novo – dias 24 e 31 – o funcionamento seria até as 13 horas”, explica.

A aprovação do sindicato se deu na contraproposta do Sindilojas-VRP. “No domingo, e na semana do Natal (do dia 19 ao dia 23), o funcionamento das lojas fica autorizado até as 22 horas, e nos dias de véspera, até as 17 horas. Esta foi a proposta que tivemos conhecimento que foi aceita”, confirma a gestora.

Segundo Adriane, agora será elaborado uma minuta de acordo, para que ambos os presidentes assinem, validando o acordo e estabelecendo os horários de funcionamento do comércio varejista para o fim de ano. “Estes horários valem para Santa Cruz do Sul. Nos municípios de Vera Cruz e Venâncio Aires, por exemplo, o horário de fechamento é 21 horas, em todos os dias com expediente noturno. Esta é a única diferença”, ressalta.

O bom senso foi mantido, diz presidente

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a negociação se deu em clima amistoso, consolidando a relação entre as duas entidades. “A conclusão desta negociação mostra que o bom senso foi mantido. Estamos falando da principal época de vendas do varejo e a da possibilidade de concluir um ano de retomada para o setor”, avalia o dirigente.

Segundo Spode, a prospecção de vendas para o fim do ano acena com possibilidade de crescimento, na comparação com o Natal do ano passado, pelo histórico de datas comemorativas de 2022, aliado às alternativas do comércio – como dias e horários especiais – negociados com a entidade dos trabalhadores. “Esta é mais uma ferramenta para oportunizar ao consumidor a compra em lojas físicas, mantendo a tradição de horário ampliado e atendimento à noite e na véspera das datas comemorativas’, complementa.

CRÉDITO: AI SindilojasVRP

Olá Jornal