28 de outubro: Dia de comemorar o orgulho de ser produtor de tabaco

Olá Jornal
outubro28/ 2022

O brilho no olhar e o sorriso estampado no rosto do produtor de tabaco, Luzimar da Rosa reafirmam o orgulho e a satisfação encontrada na produção da cultura. Sentimentos esses que são passados por gerações na família Rosa que há três gerações cultiva tabaco. “Tenho muito orgulho do meu trabalho e não me vejo fazendo outra coisa”, relata o produtor.

Luzimar, 47 anos, Filho do produtor integrado à BAT Brasil há 43 anos, João Vicente da Rosa, 74 anos, afirma que nunca pensou em exercer outra profissão. “Sempre vi meu pai trabalhar com o tabaco, e há 25 anos sou também produtor integrado à BAT Brasil, o que me dá muito orgulho”, comenta ele. Pai e filho reforçam que a relação entre o produtor e a empresa é fator importante no dia a dia da propriedade. “Trabalhar com uma empresa que, ao longo do tempo, mostra ser sólida e estável fortalece nossa confiança na produção de tabaco, fazendo com que a cada safra continuemos no campo”, afirma os produtores.

A propriedade que fica em Candelária/RS, busca sempre investir em novas tecnologias a partir das orientações da BAT Brasil. O produtor completa que são essas novas tecnologias que proporcionam a redução de mão de obra e o desenvolvimento da pequena propriedade rural e proporciona maior qualidade de vida à família. “Inovações que otimizam a produção do tabaco como o camalhão alto de base larga, o plantio na palha e o canteiro padrão facilitam o dia a dia no campo e fortalecem o cuidado na conservação do solo e preservação do meio ambiete”, afirma Luzimar. Além das tecnologias, a parceria com a BAT tem outras vantagens, como a excelente assistência técnica, o menor preço dos insumos e a certeza da comercialização da safra contratada.

O produtor cultiva 60 mil pés de tabaco Virgínia, quantidade suficiente para o sustento da família e para futuros investimentos na propriedade. “ Procuramos aproveitar ao máximo o que a terra pode nos dar, mas nunca esquecendo de cuidar do solo, fazendo análise ecorreção quando necessário permitindo investir ainda mais em nossa propriedade, argumenta.

FAMÍLIA

Na propriedade localizada em Travessão Schoenfeldt, no município gaúcho de Candelária, Luzimar, vive com a esposa Genacéia Staffen da Rosa, 39 anos. A filha do casal, Diovana Rafaela da Rosa, 20 anos, cursa o primeiro ano da faculdade de Administração de Empresas. Junto com a família vivem os pais de Luzimar, João Vicente, e Loni Jung da Rosa, 73 anos.

CRÉDITO: AI BAT BRASIL

Olá Jornal