Com trajes típicos apresentados, corte da 17ª Fenachim amplia divulgação da festa

Olá Jornal
dezembro30/ 2023

A 17ª Fenachim está agendada para ocorrer de 1º a 05 e de 09 a 12 de maio de 2024, no Parque Municipal do Chimarrão, até lá uma extensa agenda de divulgação ganha prioridade na organização. Com a apresentação dos trajes típicos das soberanas, rainha Marina Severo Jantsch, e das princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila, roteiros são programados nas diversas regiões do estado para entrega oficial de convites.

Em março, a organização também programa a divulgação dos trajes sociais da corte. Até lá, o ritmo será intenso, prevê o presidente da próxima edição da festa, Vilmar de Oliveira. Na última sexta-feira, 22, em live nas páginas oficiais da festa, foram divulgados os trajes típicos. As roupas foram criadas e confeccionadas pela designer de moda, Luana Sehn.

Com inspirações históricas e vários elementos que remetem a edições anteriores da festa, as vestes apresentam itens indispensáveis para o gaúcho, como chapéu, botas e boleadeiras. As camisas e coletes são adaptados com lenços vermelhos que representam a coragem das três mulheres que lideram o trio de soberanas.

Os trajes ainda apresentam um cinturão que remete às tradicionais guaiacas, porém em forma de cinto bordado e representativo com a cuia, as folhas do chimarrão e os demais itens da história da erva-mate. Com predominância nos tons principais do chimarrão, branco e da bandeira riograndense, para completar os trajes a rainha carrega consigo uma espécie de manto vermelho e as princesas mantos verde e amarelo-ouro.

PREPARAÇÃO
Oliveira afirma também que ao longo dos primeiros meses de 2024 a organização irá avaliar a estrutura do parque e as ações de preparação do evento. “Em cada edição buscamos deixar um investimento importante para o parque. Nesta edição não será diferente, queremos aprimorar a estrutura da área externa, onde atualmente há brita. Isso vai melhorar a estrutura para expositores e a montagem de estruturas,” comenta.

O presidente da 17ª Fenachim afirma que a organização trabalha para melhorar a circulação do visitante em todos os espaços do parque, bem como, aprimorar a estrutura já existente. “Serão meses intensos até garantir a organização completa do parque”, reforça.

A organização sege realizando a comercialização de espaços comerciais para a edição do próximo ano. Para empresas de Venâncio Aires há condições especiais de pagamento. A Prefeitura de Venâncio Aires irá destinar espaços gratuitos para empreendimentos de artesanato e agricultura familiar.

FOTO: Rafael Costa

Olá Jornal