Com quase 120 mil votos, estão eleitos os gestores municipais mirins deste ano

Olá Jornal
outubro11/ 2022

Em uma semana de campanha, o projeto Prefeitura Mirim teve o total de 119.225 votos da comunidade, divididos entre os 15 estudantes que participam da edição deste ano. Do total de cliques, a aluna Daniela Schuck, da escola municipal Professora Odila Rosa Scherer foi a mais votada, obtendo 22.816 votos, e com isso, a partir do regulamento do projeto, passa a exercer a função de Chefe do Executivo.

Ao seu lado, no comando da Prefeitura, ela terá a segunda aluna que mais recebeu votos, Sofia Gabrieli Schuster, da escola estadual Pedro Beno Bohn. Ambas, estão no 9º ano em suas escolas. O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, visa replicar junto aos estudantes, o processo democrático e a atuação do Poder Executivo de Venâncio Aires. A votação deste ano ultrapassou a edição passada, quando foram mais de 108 mil votos.

Os demais participantes do projeto, assumem agora as secretarias do município e na próxima semana, de 17 a 22, terão programação intensa junto a Administração Municipal. “O engajamento das comunidades escolares e das famílias dos alunos, é incrível. Neste ano, queremos oportunizar também momentos de participação dos colegas de turma dos estudantes que participam do projeto na programação. Teremos visitações destas turmas à prefeitura e às secretarias. Vamos promover também mais um momento importante do processo democrático que é a transição entre os chefes do executivo da edição passada e deste ano. Acreditamos que quanto mais próximos formos do processo democrático e da realidade de um Poder Executivo, conseguiremos despertar nos alunos, de forma ainda mais intensa, o interesse pela participação nas ações de interesse público”, afirma a coordenadora de Comunicação e Marketing da Prefeitura, Daiana Nervo.

Já nesta quinta-feira, 13, os chefes mirins do Executivo deste ano, tem encontro com os eleitos do ano passado, para uma troca de experiências, simbolizando a transição que acontece entre gestões municipais a cada troca de governo. Neste dia também acontece instalação do quadro com os participantes da edição passada junto a Galeria da Prefeitura Mirim, na sede da Prefeitura. Ainda na quinta-feira, os eleitos farão a distribuição das secretarias entre os demais 13 alunos participantes do projeto deste ano, conforme perfil e interesse de cada um.

Na segunda-feira, 17, às 8 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura, acontece a primeira programação conjunta do grupo que será a participação e apresentação aos secretários municipais. A partir disso, os estudantes terão agendas especiais nas pastas para acompanhar o cotidiano das equipes. No dia 21, terão novamente um momento coletivo, no Parque do Chimarrão, com relatos das atividades e almoço de confraternização. No sábado, 22, é dia da participação dos representantes mirins no programa Tua Vida Melhor, no Facebook da Prefeitura, encerrando a programação oficial do projeto.

RESULTADO DA VOTAÇÃO / CANDIDATO VOTOS
EMEF Professora Odila Rosa Scherer: Daniela Schuck – 9º ano 22816
EEEF Professor Pedro Beno Bohn: Sofia Gabrieli Schuster – 9º ano 22162
EMEF Dom Pedro II: Milena Thalia Ferreira – 9º ano 19186
EMCMEF Cidade Nova: Rebeca Emanuéli Alves Rodrigues – 9º ano 9614
EMEF Alfredo Scherer: Ana Júlia Sanmartin – 9º ano 6406
EMEF Benno Breunig: Yasmin Beatriz Kuntz – 8º ano 6132
EMEF Narciso Mariante de Campos: Amanda Beatriz Ferreira Garcia – 5º ano 6075
EMEF Dois Irmãos: Larisa da Luz – 7º ano 5877
EEEM Sebastião Jubal Junqueira: Mylena Taís Becker – 8º ano 5231
EEEF 11 de Maio: Víctor Gabriel Braga Vieira – 7º ano 4123
COOPEVA: Kelvin Isac Bernardes Kerber – 7º ano 4035
EMEF Bento Gonçalves: Luan Vargas da Silva – 5º ano 3482
EMEF José Duarte de Macedo: Vitória Eduarda da Fonseca – 8º ano 1832
EMEF São Judas Tadeu: Tainá Luiza da Silva – 5º ano 1220
EMEF Otto Gustavo Daniel Brands: Victor Rafael dos Santos da Costa – 7º ano 1034
TOTAL DE VOTOS 119225

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal