Codesul articula defesa da cadeia produtiva de tabaco frente a COP10

Olá Jornal
setembro09/ 2023

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) articula defesa da cadeia produtiva do tabaco frente à 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O evento antitabagista ocorre de 20 a 25 de novembro, no Panamá. A definição em encontro com representantes do setor no último dia 31 de agosto, na Expointer.

De acordo com a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, será marcada nesta semana uma reunião da Comissão Permanente de Agricultura do Codesul, presidida pelo secretário de Agricultura do RS, Giovani Feltes (MDB), para avaliar todos os pleitos da categoria e definir estratégias de atuação. “Vamos elaborar um dossiê com urgência para encaminhar ao governo federal. Os quatro estados do Codesul têm, juntos, muita força política e precisamos usar isso”, disse ela.

O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, destacou que apesar da diversificação o tabaco ainda é a cultura que melhor remunera os agricultores. “Os agricultores plantam alimentos, mas não teriam condições de sobreviver sem o tabaco. Não podemos ficar parados esperando o que vai acontecer. Uma das partes é a cadeia produtiva e precisamos que sejamos considerados como ouvintes para defender a nossa causa”, defendeu.

“O governo federal que deveria estar defendendo a cadeia, pois exportamos 90% do produto produzido mas vem tomando medidas contra o setor. Desde o início do ano, o setor está bem alinhado com a ajuda dos parlamentares, que criaram uma subcomissão que realizou sete audiências nos municípios produtores com o objetivo de levar o posicionamento para o governo federal”, afirmou o vice-presidente de Relações Industriais do Sinditabaco, Valmor Thesing.

Segundo o deputado federal Marcelo Moraes (PL) é necessário que haja uma manifestação pública do Codesul solicitando participação nas decisões e celeridade junto aos representantes do governo federal. “Estamos pedindo socorro, pois se estes estados que dependem da produção não fizerem uma movimentação junto ao governo brasileiro, temos medo que a cadeia produtiva do tabaco tenha um prejuízo muito grande”.

O deputado estadual Elton Weber (PSB), sugeriu que o trabalho produzido pela Subcomissão na Assembleia Legislativa seja entregue ao Codesul e que os governadores reivindiquem assentos na delegação brasileira para que os produtores possam ser ouvidos. Também participaram da reunião o secretário de Agricultura de SC, Valdir Colatto; os secretários do Codesul de SC, Vânia Oliveira Franco; do MS, Magda Correa e do PR, Orlando Pessuti.

Olá Jornal