Cisvale é citado como exemplo no tratamento do Espectro do Autismo

Olá Jornal
abril18/ 2023

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) foi citado como exemplo, em solenidade realizada na Capital Gaúcha. A referência foi feita pela secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann, em citação ao Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA), durante o anúncio de instalação de mais 30 centros especializados para este atendimento no Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no fim da tarde desta segunda-feira, 17.

De acordo com o presidente do Cisvale, Gilson Becker, o Centro TEA e toda a estrutura do Cisvale foram lembradas pela secretária, durante a fala dela, na solenidade. “Isso reforça ainda mais a importância do nosso trabalho enquanto consórcio e fortalece nossa atuação. Ficamos muito felizes ao presenciar esta referência”, conta Becker, que acompanhou o evento, realizado na Procergs, em Porto Alegre.

No decorrer do evento, o governador Eduardo Leite também anunciou a instalação de 30 centros no Estado. Estes novos espaços deverão seguir as referências do Programa Estadual TEAcolhe. Ao todo, o governo estima um investimento mensal de R$ 2,1 milhões, por parte da Secretaria Estadual da Saúde. Os valores serão aplicados para manutenção dos centros e ampliação de serviços.

Conforme o presidente do Consórcio, a partir do dia 28 de abril deverá abrir um edital, que será analisado pelo Cisvale. A partir das diretrizes que deverão ser apresentadas no documento, poderá ocorrer a possibilidade de credenciamento para ampliação dos serviços do Centro TEA. “Vamos aguardar a publicação deste edital e fazer uma análise, para saber se é viável a nossa participação enquanto consórcio”, complementa Becker.

SAIBA MAIS

O Centro TEA do Cisvale foi instalado em 3 de junho de 2022, com o objetivo de promover e fortalecer as redes de atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo e suas famílias destes pacientes. O Centro é referência para o atendimento nos municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Atualmente, conta com médicos neuropediatras, fonoaudióloga, neuropsicóloga e terapeuta ocupacional. Os atendimentos ocorrem de forma articulada, com as redes locais do município de origem da pessoa com autismo, o chamado cuidado compartilhado, que possibilita a qualificação destas equipes locais para lidarem com as necessidades dos pacientes e suas famílias de forma resolutiva.

CRÉDITO: AI Cisvale/Nascimento

Olá Jornal