Cerca de mil profissionais participam do Fórum de Educação em Venâncio Aires

Olá Jornal
fevereiro20/ 2024

Com o tema “Equidade: desafios e possibilidades na educação”, teve início nesta segunda-feira, 19, a primeira etapa do XIV Fórum Internacional de Educação e XVIII Fórum Nacional de Educação, em Venâncio Aires. Com a participação de cerca de mil profissionais da educação, o evento que ocorreu no Clube de Leituras marcou também a abertura do ano letivo de 2024 da rede municipal.

O Fórum, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, engloba palestras e oficinas direcionadas para as servidoras das escolas públicas municipais.

Na parte da manhã, logo após a cerimônia de abertura e o pronunciamento das autoridades, as atividades iniciaram com palestra da professora Patrícia Hauns, que abordou o tema “Eduque com Amor”. Em seguida, o professor Edson Ahlert, falou sobre “Inteligência Artificial Generativa na Educação Básica”. Na parte da tarde, ocorreu a apresentação do Coral da Paresp. Após, palestra com o professor Guilherme Nogueira, sobre o tema “Contribuições Neurocientíficas para os Processos de Aprendizagem e Educação – Foco na Inclusão”.

“Uma avaliação sempre muito positiva, estarmos reunidos com nossos colegas educadores é sempre muito importante. E esse espaço que acaba abordando uma equidade, a educação a partir da visão de uma equidade com todos os seus desafios, mas também com suas possibilidades”, destacou a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer.

O Fórum continua nesta terça-feira, 20, com abertura, e seguindo com palestra do professor Eugênio Cunha, com a temática “Educação e Autismo”, e, também, palestra com a Dr. Claudia Weyne Cruz, que abordará o tema “Comportamento Suicida: Compreender para Cuidar”. Já na tarde, ocorre as oficinas para troca de experiências entre os participantes, os encontros serão por grupos.

No clube, permanecem os profissionais da Educação Infantil e dos anos finais do Ensino Fundamental. No Parque do Chimarrão (na sede da Asmuva), estarão os professores de 1º, 2º e 3º anos, além dos que atuam com Classes Especiais. Já no auditório da secretaria de Educação estarão reunidos professores de 4º e 5º anos. Os integrantes das equipes diretivas se encontram no auditório do Parque.

A segunda etapa do Fórum Internacional e Nacional está prevista para o mês de agosto.

Cronograma para esta terça-feira, 20, do XIV Fórum Internacional e XVIII Fórum Nacional de Educação: “Equidade: desafios e possibilidades na educação”

Manhã
7h30min – Credenciamento
8h – Palestra com Eugênio Cunha: Educação e Autismo.
10h- Palestra com Claudia Weyne Cruz: Comportamento suicida: compreender para cuidar.

Tarde
Oficina Educação Infantil
13h30min – Rafael Kelleter: Inclusão na Educação infantil, de que acompanhamento estamos falando?

Oficina Anos Iniciais – CE, 1º ao 3º ano
13h30min- Vanessa de Freitas: Alfabetização e letramento sob a perspectiva da educação inclusiva

Oficina Anos Iniciais – 4º e 5º ano
13h30min – Vaneza da Rosa: Estratégias de ensino e aprendizagem a partir da Educação Inclusiva.

Oficina Anos Finais e EJA
13h30min – Aline Pin Valdameri: Diferenças na sala de aula: relações e (com)posições.
15h – Letícia Dell’Osbel: Multiletramentos com as diferenças na sala de aula.

Oficina Gestão Escolar
13h30min – Natalina Triches: Gestão Democrática para novos tempos e espaços da escola

Oficina Agentes Escolares e Serventes
13h30min- Carolina Pochmann Kirch: Formação com setor de alimentação escolar e segurança do trabalho

Secretários Escolares
13h30min – Gabriela Trojahn: Atendimento ao público

Olá Jornal